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Título

A corporeidade no espaçotempo escolar: uma possibilidade na construção rizomática do conhecimento

Orientador

Bruno Pucci

Autor

Andreza Oliveira Berti

Palavra chave

Corporeidade. Conhecimento. Espaçotempo. Rizoma.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

10/08/2009

Nº Downloads

2036

Resumo

Provocada pelos questionamentos filosófico-educativos dos múltiplos entendimentos sobre corpo e tessitura de saberes, problematizo o predomínio de práticas pedagógicas dicotômicas, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva de dialogar com o contexto no qual atuo, trago para esta dissertação a experiência em escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, cujo maior desafio é trabalhar com alunos considerados "problemas" que possuem histórias de fracassos escolares, com defasagem na relação entre idade e ano de escolarização. Considerando isso, desejo afirmar a relevância da corporeidade e sua contribuição nas atividades pedagógicas cotidianas, abrangendo uma proposta rizomática e de formação plena do cidadão. Através da interlocução com autores como Assmann, Capra, Deleuze, Guattari, Maturana, Varella e Foucault; considero a corporeidade como processo e a relaciono com uma proposta científico-pedagógico-filosófica coerente com uma perspectiva emancipatória e contra-hegemônica do corpo que, para além do racionalismo clássico linear de entendimento da realidade, compreende o conhecimento como um campo de conexão entre as diversas possibilidades. Por acreditar que no espaçotempo escolar não cabe mais a organização disciplinar do conhecimento, as noções de rizoma e de corporeidade viabilizam múltiplas produções de sentidos e saberes.

Abstract

Challenged by the philosophical-educative questions of multiple understandings of body and knowledge, problematizes the predominance of teaching dichotomic, especially in the early years of elementary school. In view of dialogue with the context in which act, to bring this dissertation the experience in public schools of Rio de Janeiro, whose biggest challenge is to work with students considered "problems" that have histories of school failure, with lag in the relationship between age and year of schooling. Considering this, I wish to affirm the relevance of the corporeity and your contribution of educational activities daily, including a proposal rizomatic and formation of citizen. Through communication with authors as Assmann, Capra, Deleuze, Guattari, Maturana, Varella and Foucault; I consider the corporeity as a process and relate with a proposed scientific-pedagogical-philosophical approach consistent with an emancipatory perspective and against-hegemonic of the body that, beyond rationalism of classical linear of understanding of reality, understand the knowledge as a connection between the various possibilities. By believing that the space-time school no more it is the organization of disciplinary knowledge, the concepts of Rizome and of corporeity enable multiple production of meanings and knowledge.