Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA O ENSINO MÉDIO

Orientador

LIANA ABRÃO ROMERA

Autor

WILDEMAR RODRIGUES

Palavra chave

LAZER, JUVENTUDE, EDUCAÇÃO FÍSICA, PROPOSTA CURRICULAR.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

1773

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa abordando a relação entre os temas lazer e conteúdos da Educação Física Escolar e investiga a possível presença dos diversos conteúdos culturais do lazer no ambiente escolar, especialmente com base na proposta pedagógica voltada à área da Educação Física. A pesquisa intitulada Lazer e Educação Física Escolar: análise da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Médio teve como principal objetivo analisar a Proposta Curricular para a área da Educação Física do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, visando detectar as possíveis abordagens dadas à temática do lazer. Num primeiro momento, foi desenvolvida uma reflexão sobre lazer e a apresentação dos documentos, sua relação com as aulas de Educação Física Escolar seguidas de conteúdos relativos ao lazer. Em seguida, foram analisados os valores e conceitos de lazer a partir do modo como estes foram abordados na nova Proposta do Ensino Médio em vigor desde 2008. Como metodologia, utilizou-se a combinação de pesquisa bibliográfica e documental, sendo o estudo focado nos documentos produzidos especialmente para as três séries do Ensino Médio. A pesquisa bibliográfica deu-se com base no levantamento da literatura pertinente ao tema e a pesquisa documental ocorreu com a análise dos 13 cadernos que compõem o material referente à proposta em questão. Para fins de organização dos dados, as abordagens do lazer foram organizadas em categorias de apontamentos: abordagens diretas e indiretas. A análise dos documentos mostrou que, mesmo abrangendo com maior ênfase questões relativas à cultura corporal e do movimento, dando maior destaque aos interesses físicos do lazer, pode ser detectada uma significativa abordagem das questões do lazer, tanto diretas quanto indiretas. Em termos de conteúdo proposto, o material estudado contempla de maneira positiva as questões do lazer e busca subsidiar o professor no seu desenvolvimento.

Abstract

This paper is the result of a study addressing the relationship between the themes and content of Leisure Physical Education and investigates the possible presence of different cultural content of leisure in the school environment, especially from the pedagogical approach focused on the area of Physical Education. The research entitled Leisure and Physical Education: Analysis of the Proposed Structure for the State of Sao Paulo to the school principal was to analyze the Curricular Proposal for the area of Physical Education School of Education Department of the State of São Paulo, aiming at detect possible approaches given the theme of leisure. Initially we developed a reflection on Recreation and the presentation of documents, their relationship to physical education classes, school followed by material related to leisure. Next, we analyzed the values and concepts of leisure from the way these were addressed in the new proposal of high school in force since 2008. The methodology used the combination of literature and documents, and the study focused on the documents produced especially for the three grades of high school. The literature review took place from the time of the literature concerning the matter and documentary research was based on an analysis of 13 books that compose the material for the proposal. For purposes of data organization, the approaches of leisure were organized into categories of notes: direct and indirect approaches. The analysis of documents showed that even greater emphasis on dealing with issues related to culture and body movement, giving more emphasis to the interests of physical pleasure, can be detected a significant approach to issues of leisure, both direct and indirect. In terms of proposed content, the material studied comprises a positive way the issues of leisure and search subsidize the teacher in their development.