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Título
UNIVERSIDADE E FESTAS RAVES: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CULTURAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Orientador
LUIZ A. C. NABUCO LASTÓRIA
Autor
LIA RAQUEL POSI
Palavra chave
UNIVERSIDADE, FESTAS RAVES, SEMIFORMAÇÃO
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2009
Nº Downloads
4675
Resumo
Esse estudo visa articular as festas raves, como expressão das novas formas de entretenimento high tec de jovens universitários, procuradas por milhões de jovens em escala mundial, e a educação formal; sobretudo, a partir de considerações sobre o perfil atual da juventude e a atmosfera cultural que os forma durante o chamado período de escolarização. Consideramos as festas raves como um dos produtos da indústria cultural e exemplos dos processos mais amplos de mundialização e mercantilização da cultura. Diante das reflexões dos teóricos de Frankfurt da primeira geração sobre a função realizada pela indústria cultural no capitalismo tardio, no que tange à sujeição dos indivíduos ao status quo para a perpetuação deste, e também diante da crescente submissão da universidade aos ditames do mercado, sucumbindo em sua função emancipatória e semiformando os indivíduos apenas para que sejam adaptáveis ao modo capitalista de viver, a conexão entre o universo acadêmico e do entretenimento, será feita a partir da idéia de que a magnitude da adesão apresentada pelos jovens a essa oferta de entretenimento representa tanto sua adesão ideológica ao capitalismo tardio, quanto uma resistência à sua dominação. O aumento crescente de jovens freqüentadores das chamadas festas raves em escala global parece ser um indicativo da eficiência dos investimentos publicitários da indústria cultural à camada jovem, e, concomitantemente, um resultado de sua semiformação.
Abstract
This study intends to show the rave festival as an expression of the new ways of high tech entertainment to college students, attended for millions of youths in a worldwide scale and the formal education from historical considerations about youth profile changes occurred during the last decade and the cultural environment that influences them in their school lifetime. We consider the rave festivals as one of the cultural industry products and as an example of the widest cultural process of globalization and integration. Based on the Frankfurt theorists reflections from the first generation about the cultural industry role at the late capitalism concerning to the individuals from their status quo for its conservation and based on the universal submission to the market rules, yielding in its revolutionary function and half-forming individuals just for them to be conformed to the capitalism way of life. The academic and the entertainment universe connection will be done from the idea that the dimension of the adherence showed by young people to this entertainment offer which represents their ideological adherence to the late capitalism. The expanding increase of youths attending rave festivals in wide world scale seems to be an indicative of the publicity investments efficiency from the cultural industry over the young people jointly with the result of their half formation.