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Título
O CONSUMO DE CRÉDITO NO MERCADO DE BAIXA RENDA: FATORES CONTRIBUINTES PARA O AUMENTO DAS DÍVIDAS
Orientador
CLEUSA SATICO YAMAMOTO SUBLABAN
Autor
JOANNA FUSTAINO
Palavra chave
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA, CONSUMO DE...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
01/01/2009
Nº Downloads
5257
Resumo
O presente trabalho teve como principal objetivo realizar uma investigação empírica, através de estudo da literatura e entrevistas entre consumidores de baixa renda, para determinar os fatores que contribuem para o aumento do consumo pelos indivíduos pertencentes às classes mais baixas. Tendo em vista o mercado da base da pirâmide, em ascensão, observa-se um grande crescimento do consumo de crédito nesse segmento. O estudo pautou-se na investigação do comportamento de consumo desse mercado e, através dos resultados obtidos na pesquisa empírica, o constructo forneceu proposições que permitiram identificar os fatores que contribuem para o aumento das dívidas e o impacto nos gastos do consumidor diante da crescente oferta de crédito voltada ao mercado de baixa renda, além de investigar manifestações de materialismo e vulnerabilidade de consumo. A metodologia, de caráter exploratório, passou por 20 entrevistas em profundidade. Os principais resultados apontam para as seguintes proposições: (1) o aumento da renda da população de baixa renda, ao invés de lhe trazer maior conforto leva o consumidor a maior vulnerabilidade de consumo e ao aumento de endividamento; (2) novas dívidas são contraídas, priorizando o consumo de itens não-essenciais, itens associados à emoção e à felicidade; (3) o consumo de crédito é um fator contribuinte para o vício de consumir.
Abstract
The present work had the main objective of create an empirical investigation, through the study of literature and interview beteween low-income consumers, to determinate factors that contribute to the growth of consumption by people belonging lower classes. In view of the market of base of pyramid, rise in, observed a great growth of consumer credit in this segment. The study was based in investigation of consumption behavior in this market and, through results obtained in empirical research, the constructo provided propositions that allowed identify the factors that contribute to the growth of depts and the impact of consumers spendings before the growing offer of credit directed to the low income market, beyond investigate manifestations of materialism and vulnerability of consumption. The methodology, of exploratory character, passed with 20 interviews in deep. The main results point to the following propositions: (1) the growth of income of the low income population, and instead of bring more confortable takes the consumer a greater consumption vulnerability and the growth of debts; (2) new debts are contracted, prioritizing the consumption of non-essencial items, items associated with emotion and happiness; (3) the consumption credit is a contributing factor to the addiction of consume.