Visualização do documento
Título
O REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA NO ESTADO DE SÃO PAULOPAULO: INDICADORES E...
Orientador
MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMAZELLO
Autor
ALEX SANDER CONTIERO
Palavra chave
REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA, RPC, AVALIAÇÃO, SISTEMA DE CICLOS
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2009
Nº Downloads
4002
Resumo
No Brasil, a organização escolar em ciclos em substituição ao sistema seriado está sendo experimentada desde 1980 e, a partir da promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei n. 9394/96), numerosas iniciativas com proposições diferenciadas se tornaram possíveis, em várias redes municipais e estaduais. No Estado de São Paulo, o sistema de ciclos e o regime de progressão continuada foram efetivados em 1998. De lá para cá, muitos problemas de aprendizagem são atribuídos ao Regime de Progressão Continuada - RPC, pois há um sentimento geral de que a escola rebaixou seus padrões de qualidade, pois não reprova mais ninguém. O tema avaliação sempre foi de interesse dos pesquisadores e, agora, com a ‘aprovação automática’, renova-se o interesse. Muitas pesquisas foram e estão sendo feitas sobre o RPC, desde a sua implantação. Com o propósito de colaborar para um melhor entendimento da implantação do Regime RPC e de seus resultados, este trabalho tem por objetivo caracterizar os indicadores e perspectivas para novas pesquisas, através de uma investigação nos trabalhos científicos de mestrado e doutorado sobre a progressão continuada implantada no Estado de São Paulo. Para essa análise foi necessário entender os processos históricos de sistemas de avaliação da aprendizagem no Brasil, tipos de avaliação e os principais fatores que possibilitaram a implantação do RPC. A pesquisa, de natureza qualitativa, cujos objetivos têm perfil descritivo, envolveu a produção de dissertações e teses delimitada no período de 2000 a 2007, e registradas na Capes-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tendo como descritor o termo “progressão continuada”. Dos 113 trabalhos expostos nos resultados foram selecionados 54 textos, que tratavam do RPC no Estado de São Paulo, foco do estudo. Os resultados apontam que a implantação e manutenção do RPC foram e continuam sendo alvos de controvérsias por parte de docentes, pais de alunos e pesquisadores. A síntese dos postulados, compilados a partir da análise dos resumos dos trabalhos acadêmicos, aponta que os objetivos democráticos e inclusivos do RPC não têm sido atingidos.
Abstract
In Brazil, the school organization in cycles to replace the serial system has been experimented since 1980, and so the promulgation of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB, Law number. 9394/96), with many initiatives with different propositions became possible, in various municipal and state networks. In São Paulo State, the system of cycles and the regime of continued progression were effected in 1998. So that, many learning problems have been attributed to the regime of continued progression - RPC, because there is a general feeling that the school has lowered their standards pattern, because it does not retain no one else. The evaluation issue has always been of interest of researchers, and now with the 'automatic approval', the interest has been renewed. Many studies have been and are being made about the RPC, since its deployment. With the goal of working towards a better understanding of the implementation of the RPC regime and its results, this study aims to characterize the indicators and outlooks for new researches, through a investigation in the scientific research of masters and PH.D. based on the continued progression implanted in the State of São Paulo. For this analysis was necessary to understand the historical processes of evaluation of learning systems in Brazil, types of evaluation and the main factors that allowed the establishment of the RPC . The research, a qualitative one, whose goals have descriptive profile, involved the production of dissertations and theses in the bounded period from 2000 to 2007, and recorded in the CAPES-Coordination of Improvement of Higher Education, with the descriptor the term "continuous progression”. Of the 113 works exhibited in the results were selected 54 texts, which dealt the PRC in the State of São Paulo, focus of study. The results indicate that the deployment and maintenance of the RPC have been and continue to be targets of controversy by teachers, students’ parents and researchers. The summary of the postulates, compiled from the analysis abstracts of the academic works, indicates that the democratic and inclusive objectives of RPC haven’t been attained.