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Título

LITERATURA ANGOLANA: ENCONTRO E DESENCONTRO NA CONSTRUÇÃO DOS VALORES CULTURAIS NO CONTEXTO ESCOLAR DE ANGOLA

Orientador

ANNA MARIA LUNARDI PADILHA

Autor

ELVIRA MOISES DA SILVA CAZOMBO

Palavra chave

TRADIÇÃO ORAL- LITERATURA - EDUCAÇÃO

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

7770

Resumo

O foco principal deste estudo é analisar os motivos pelos quais o ensino em Angola não responde às expectativas dos nativos por um lado e, por outro, não tem uma identidade própria. Angola é um país predominantemente de história cultural baseada na oralidade onde os contos e provérbios subsidiados pelas línguas maternas desempenharam e ainda desempenham papel fundamental. Diante dos processos de colonização esta riqueza cultural foi deturpada de tal modo que se torna notória ausência nos espaços escolares. A hipótese é a de que a não valorização da literatura oral no ambiente escolar é fator importante da falta de identidade cultural e até mesmo política contexto angolano. Foi possível identificar que a literatura angolana subsidiada pelos escritores angolanos ainda não assumiu o papel de direcionar a identidade cultural de seu público, dado o distanciamento entre o destinatário e seu produtor. Com isso queremos mostrar que a presença da literatura angolana dos autores que resgatam contos na formação de professores e na sala de aula do ensino fundamental e médio, ao mesmo tempo em que eleva as condições de acesso aos bens culturais (como a leitura e escrita), preserva e re-significa a própria cultura local. Pois educar é semear e deixar que a semente rebente pelos seus próprios dispositivos naturais sem que sejam modificadas. Até agora o processo educativo não agregou valores: a literatura escrita é vista como um fenômeno distante da literatura oral. O maior desafio reservado aos/às educadores/as é o da transformação da curiosidade espontânea em curiosidade epistemológica.

Abstract

The main focus of this study is to analyze the reasons why the education in Angola does not attend to native people’s expectation on the one hand, and on the other hand why it does not have its own identity. Angola is a predominantly orality-based cultural history country where narratives and proverbs subsidized by mother languages have carried out and still carry out an essential role. In the face of the colonization processes this cultural abundance was so misrepresented that its absence becomes notorious in scholar environments. The hypothesis is that the non-valorization of oral literature in the scholar environment is an important factor of lack of cultural and even political identity in the Angolan context. It was possible to observe that the Angolan literature subsidized by Angolan writers have still not taken the role of directing its public’s cultural identity, given the detachment between the recipient and its producer. With this we want to show that the presence of the Angolan literature from the authors who bring narratives to teachers’ preparation and in elementary and secondary school while enhances conditions of access to cultural goods (such as reading and writing), preserves and gives a new meaning to the local culture itself, for educating is to plant and let the seed to grow through its own natural devices without being modified. Until now the educational process has not added values: the written literature is seen as a phenomenon far from the oral literature. The biggest challenge set for educators is the conversion of spontaneous curiosity in epistemological curiosity.