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Título

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE CARNE BOVINA EM SUPERMERCADOS

Orientador

SILVIA HELENA CARVALHO RAMOS VALLADÃO DE CAMARGO

Autor

FRANCISCO CÉSAR VENDRAME

Palavra chave

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, CARNE BOVINA, MUNICÍPIO DE LINS.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

1474

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo caracterizar os hábitos de consumo bem como o perfil do consumidor de carne bovina em supermercados. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases distintas e bem demarcadas em termos de tempo e de método: a primeira, de natureza qualitativa, conduzida com o propósito de gerar os indicadores que forneceram a base para a elaboração do instrumento de coleta de dados a ser mensurado. A segunda fase, de natureza descritiva, que se destinou a mensurar os dados coletados. O estudo foi desenvolvido a partir de dois pré-testes: o primeiro com uma amostra não-probabilística por julgamento, cuja seleção dos elementos que a compõem dependeu da escolha do pesquisador. Nessa etapa, foram consultados 25 consumidores de carne bovina, especificamente alunos do Curso de Administração do Unisalesiano de Lins. Em seguida, foi aplicado o segundo pré-teste, o questionário já adaptado, a 150 consumidores de carne bovina em supermercados, especificamente em frente dos três maiores supermercados da cidade: Amigãolins Supermercado Unidade I; Amigãolins Supermercado Unidade II e Supermercado Avenida, onde foram entrevistados 50 consumidores de cada Supermercado. Por meio das questões procurou-se: caracterizar a amostra no tocante ao gênero, idade, escolaridade; conhecer os hábitos de consumo em relação ao ponto de venda, a distância entre a casa e o local de compra, como o consumidor costuma comprar a carne bovina, o tipo de prato preparado, o conhecimento sobre os riscos de consumir uma carne clandestina, o alimento que melhor substitui a carne bovina, quantidades de carne bovina e carnes alternativas consumidas por semana, se o consumidor adquire ou não carne com gordura, se o consumidor sabe a procedência da carne bovina, as razões para o consumidor consumir ou não consumir a carne bovina, o tipo de carne bovina mais consumida; bem como os atributos que indicam qualidade da carne bovina. Os dados foram tabulados e os gráficos foram gerados em colunas do Windows Vista. A pesquisa permitiu constatar que os consumidores de carne bovina de supermercados preferem comprar a carne cortada na hora; 53% preferem a carne de panela; 67%, consideram-se informados quanto ao risco de consumir uma carne vendida clandestinamente; 66% indicam o frango como alimento substituto da carne bovina; 69%, consomem mais bife e carne moída em Kg por semana; 58%, não consomem carne com gordura e 75%, verificam a procedência da carne que consomem. Os entrevistados apontaram como a principal razão de consumir a carne bovina o item aspecto nutritivo, e como a principal razão para não consumi-la o nível de colesterol. Enfim, a busca do conhecimento do consumidor e sua satisfação jamais terminam a partir de um único estudo, principalmente quando se trata de um tema como o comportamento do consumidor de carne bovina em supermercados.

Abstract

This thesis aims to characterize the consumption patterns and the consumer profile of beef in supermarkets. The study was conducted in two phases and well demarcated in terms of time and method: the first, qualitative, conducted with the purpose of generating the indicators provided a basis for the elaboration of a collection of data to be measured. The second phase of a descriptive nature, it is intended to measure the collected data. The study was developed from two pre-tests: the first with a non-probability sample for trial, the selection of the elements that compose it depended on the choice of the researcher. At this stage, were asked 25 consumers of beef, specifically students of Administration UniSALESIANO of Lins. Next, we applied the second pretest, the questionnaire had already been adapted, 150 consumers of beef in supermarkets, especially in front of the three largest supermarkets in the city: Supermarket Amigãolins Unit I, Unit II Amigãolins Supermarket and Supermarket Avenue, where they were interviewed 50 consumers at a Supermarket. Through the questions sought to characterize the sample for gender, age, education, know the habits of consumption to the point of sale, the distance between home and place of purchase, as consumers usually buy beef the type of dish preparation, knowledge about the risks of consuming an illegal meat, food that would best replace the beef, quantities of meat and meat alternatives consumed per week, if the consumer buys or no fatty meats, if the consumers know the origin of the beef, the reasons for the consumer to consume or not consume beef, the type of beef consumed more, as well as attributes that indicate quality of beef. The data were tabulated and graphs were generated incolumns of Windows Vista. The research revealed that consumers of beef in supermarkets prefer to buy meat cut in hours, and 53% preferred a beef pot, 67% consider themselves informed about the risk of consuming a meat sold illegally, 66% indicate the chicken as a food substitute for beef, 69% consume more beef and ground beef in pounds per week, 58% do not consume meat with fat and 75% check the source of the meat they eat. The interviewees considered as the main reason for consuming beef nutritional aspect of the item, and as the main reason for not using it the level of cholesterol. Finally, the pursuit of knowledge and consumer satisfaction never end from a single study, especially when it comes to a subject as the behavior of the consumer of beef in supermarkets.