Visualização do documento
Título
FIOS EMARANHADOS: TECNIZAÇÃO, CIVILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Orientador
ADEMIR GEBARA
Autor
ELOIZA APARECIDA SILVA ÁVILA DE MATOS
Palavra chave
HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, PROCESSOS DE TECNIZAÇÃO E CIVILIZAÇÃO.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2009
Nº Downloads
902
Resumo
A tese sobre Tecnização, Civilização e Educação Tecnológica aborda a História da Educação Tecnológica enfocada, no Brasil, a partir da trajetória histórica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, e na França pelo estudo da trajetória da Université de Technologie de Compiègne - UTC. Esta pesquisa é resultado da investigação de fontes históricas primárias e secundárias que possibilitaram a emergência de eventos que descortinam a História da Educação engendrada na trajetória dessas instituições. Os cenários compostos suscitam a análise do percurso, das mudanças e as influências políticas, econômicas e sociais que incidiram nas transformações, no Brasil - da Escola de Aprendizes Artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná - a primeira Universidade Tecnológica do Brasil - referência em Educação Tecnológica no Brasil; e na França, com a criação da Université de Technologie de Compiègne, primeira universidade tecnológica francesa e referência internacional em educação tecnológica. O período histórico determinado para os estudos abrange os anos de 1910 a 2008 no Brasil; e 1973 a 2008 período de existência da Universidade de Tecnologia na França, tendo em vista as peculiaridades de cada fase e as mudanças educacionais, as mudanças estruturais da sociedade e de desenvolvimento tecnológico. O objetivo é descrever as relações de interdependências, de controle e autocontrole social no processo de desenvolvimento tecnológico e suas imbricações na formação da Educação Tecnológica. Para tanto, utiliza-se como pressuposto teórico o conjunto de obras do sociólogo Norbert Elias, priorizando Tecnização e Civilização.
Abstract
The thesis about Technization, Civilization (Civilizing) and Technological Education treats the Technological Education History focused, in Brazil, from the historical trajectory of the Federal Technological University of Parana - UTFPR, and in France by the study of the trajectory of the Université de Technologie de Compiègne - UTC. This research is the investigation result of primary and secondary historical sources which enable the emergency of events which reveal the Education History engendered in the trajectory of these institutions. The compound sceneries raise the course analysis of the changes and the political, economical and social influences which had weight on the transformations, in Brazil, - from the School of Artisan Learners to the Federal Technological University of Parana - the first Technological University in Brazil - reference in Technological Education in Brazil; and in France, with the creation of the Université de Technologie de Compiègne, first Technological University in France and international reference in technological education. The historical period determined for the studies ranges from 1910 to 2008 in Brazil; and from 1973 to 2008 period of existence of the Technological University in France, considering the particularities of each phase and the educational changes, the structural changes in the society and the technological development. The aim is to describe the relations of interdependence, control and social self-control in the process of technological development and their co-relations in the formation of the Technological Education. So that, it has been used as theoretical presupposed the work collection of the sociologist Norbert Elias, prioritizing Technization and Civilization (Civilizing).