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Título

A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DOCENTE: RELAÇÕES ENTRE O PRESCRITO E O REALIZADO

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

ERNALDINA SOUSA SILVA RODRIGUES

Palavra chave

TRABALHO DOCENTE, TEMPO PEDAGÓGICO, TRABALHO PRESCRITO, TRABALHO REALIZADO.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

63832

Resumo

Esta pesquisa discute a organização do tempo pedagógico no trabalho docente. Fundamentase nos trabalhos de Yves Schwartz (2000), Christophe Dejours (2005), Souza-e-Silva (2004), Amigues (2004), Saujat (2004), Lousada (2004), entre outros, que indicam um caminho entre o trabalho prescrito e o trabalho realizado, não concebendo o trabalhador como um mero executor de atividades. Os estudos destes autores, quando transportados para o ambiente escolar, contribuem para que possamos entender a relação entre o prescrito e o realizado no trabalho docente, permitindo conceber que, no seu fazer diário, na produção do seu trabalho e nas relações com seus alunos, o professor ressignifica as prescrições relativas à organização do tempo na escola. A metodologia orientou-se por uma abordagem qualitativa, conjugando observação em sala de aula e entrevista com uma professora da primeira série do Ensino Fundamental. As análises foram organizadas em dois grandes blocos temáticos: 1) “um dia de trabalho”, levando em conta as atividades de rotina e a distribuição das atividades no tempo, e 2) “tempos e ritmos na sala de aula”, onde se retoma a análise das atividades de rotina e se focalizam os tempos e ritmos de ensino e de aprendizagem. Os resultados da pesquisa permitiram ampliar a compreensão sobre o trabalho real do professor em sala de aula. Indicaram que nas prescrições predomina uma concepção de tempo cronológico, linear, uniforme e sucessivo. Já no trabalho real, que também incorpora e lida com o tempo cronológico das prescrições, está implicada a simultaneidade de acontecimentos no tempo, com rupturas e descontinuidades, com repetições e com sobreposições de atividades da professora e de alunos. Espera-se que essa pesquisa contribua para dar visibilidade à complexidade do fazer do professor em sala de aula, colaborando assim com processos de formação inicial e continuada de professores, bem como com processos de planejamento e gestão educacional.

Abstract

This research discusses the organization of teaching time in teaching. It is based on the work of Yves Schwartz (2000), Christophe Dejours (2005), Souza-e-Silva (2004), Amigues (2004), Saujat (2004), Lousada (2004), among others, that indicate a path between the prescribed work and the work, not seeing the worker as a mere executor of activities. The authors of these studies, when carried to the school environment contribute to understanding the relationship between the prescribed and carried out in teaching, allowing design that in its everyday use in the production of their work and relationships with their students, the teacher reframes the requirements concerning the organization of time in school. The methodology was guided by a qualitative approach, combining observation in the classroom and interview with a teacher from first grade on. The analysis was organized into two main thematic blocks: 1) a "working day", taking into account the routine activities and distribution activities in time, and 2) "timing and the rhythm in the classroom," which incorporates analysis of routine activities and focus on the times and rhythms of teaching and learning. The research results will enhance the understanding of the actual work of teachers in the classroom. Indicated that the predominant design requirements of chronological time, linear, uniform and successive. In the actual work, which also incorporates and deals with the chronological time of the prescriptions is involved the simultaneous events in time, with breaks and discontinuities with repetition and overlapping activities of the teacher and students. It is hoped that this research will help give visibility to the complexity of the teacher in the classroom, thereby contributing to the processes of initial training and continuing education, as well as the planning and management of education.