Visualização do documento
Título
CLUBE CURITIBANO: REPRESENTAÇÕES DE LAZER NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CURITIBANA
Orientador
ADEMIR GEBARA
Autor
MARCELO PASTRE
Palavra chave
EDUCAÇÃO; LAZER; PROCESSO CIVILIZADOR.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2009
Nº Downloads
1499
Resumo
Ao final do século XIX, na cidade de Curitiba, os novos padrões de comportamento, na dinâmica do processo civilizador, foram produzindo alterações nas configurações da sociedade local, seja no controle das relações inter-humanas, ou no autocontrole de cada indivíduo. Com o surgimento de práticas mais sofisticadas e complexas, os indivíduos passaram a estabelecer novos padrões de conduta e uma nova personalidade, desencadeando um processo de diversificação e de diferenciação das atividades de lazer. A partir desta nova configuração do lazer, o mesmo, passou a ser uma atividade de diferenciação e distinção dos estratos da sociedade, culminando na criação de um ambiente específico para isto, neste caso, o Clube Curitibano. A partir deste momento as atividades de lazer desenvolvidas no seu interior passaram a atender as expectativas do grupo estabelecido da cidade, com a assimilação crescente de atividades centradas em regras espelhadas num tipo de comportamento civilizado, diferenciado e de distinção dos demais estratos. Esta conduta exigia um rigoroso controle sobre as emoções e uma precisa modelação da conduta, servindo ao mesmo tempo como valor de prestígio e distinção. Nesta perspectiva, o Clube Curitibano passou a ter um papel importante na educação, como um espaço educacional da sociedade, algo subjetivado de mais valia e de implementação do processo educativo dos seus associados. Este processo não planejado contribui para gerar uma dada configuração para o clube, com suas redes de interdependências, com seus níveis de tensões, de controle e tolerância que, foi crescendo e expandindo-se pela sociedade, gerando uma nova configuração para a cidade.
Abstract
At the end of the 19th century, in Curitiba, the new behaviour standards were changing the local society, both in the control of the inter-humans relationship and in the self-control. With the new, sophisticated and complex activities, people established new behaviour standards and a new personality, triggering a process of differentiation and diversification in the leisure activities. Since then, they became very important for the society, allowing the creation of a specific environment for this, the Club Curitibano. Then, the leisure activities developed there, met the group expectation, different from the other layers of society. This behaviour demanded a strong emotional control, helping as a great value. In this perspective, Club Curitibano had an important role in the education, as an educational place for its members. This process not planned help club to give some configuration to it, giving a new configuration for the city, too.