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Título

EDUCAÇÃO E TRABALHO: A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHADOR DEFICIENTE INTELECTUAL

Orientador

MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

MICHELLE JOMAA BUENO MASSON

Palavra chave

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; PROFISSIONALIZAÇÃO; EDUCAÇÃO ESPECIAL

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

1701

Resumo

O objetivo do presente estudo foi refletir sobre as possibilidades da educação para a formação dos deficientes intelectuais, não somente na preparação para o mercado de trabalho, mas no sentido de formar pessoas que tenham uma identidade própria, auto-estima, individualidade, valorização e crédito para que possam ser vistos como pessoas inteiras, que vivem e intervém no meio social em que estão. O estudo destacou questões referentes à inserção dos deficientes no mundo do trabalho. O referencial teórico assumido foi a abordagem histórico-cultural. Utilizando entrevistas, participaram deste estudo duas deficientes intelectuais inseridas no mercado de trabalho, além de seus respectivos empregadores e foi entrevistada também uma profissional vinculada a instituição especial, a qual oferece programa de profissionalização aos deficientes. Foi possível identificar a trajetória dos deficientes até a conquista do trabalho, a ineficiência das práticas educacionais, as dificuldades enfrentadas por eles nas relações sociais, a visão simplista dos empregadores, o despreparo para receber pessoas com deficiência, e a defasagem dos programas de profissionalização oferecidos pelas instituições.

Abstract

The aim of this study was to reflect on the possibilities of education for the training of the intellectually disabled, not only in preparation for the labor market, but to educate people who have their own identity, self-esteem, individuality, and credit recovery so they can be seen as whole persons, living and intervenes in the social environment in which they are. The study highlighted issues relating to integration of disabled people in the world of work. The theoretical framework adopted was the cultural-historical approach. Using interviews, participated in this study included two intellectually disabled in the labor market, as well as their employers and was interviewed also linked to a professional special institution, which offers training programs for the disabled. It was possible to identify the trajectory of the disabled until the conquest of labor, the inefficiency of the educational practices, the difficulties faced by them in social relations, the simplistic view of employers unprepared to accommodate people with disabilities, and delayed the training programs ofered by intitutions.