Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO JUNTO AOS SERVIDORES PÚBLICOS DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA FEDERAL DE CAMPINAS/SP

Orientador

DALILA ALVES CORRÊA

Autor

SOLEMAR MERINO JORGE

Palavra chave

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, SERVIDORES PÚBLICOS, SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

01/01/2009

Nº Downloads

940

Resumo

O tema Qualidade de Vida (QV) tem merecido destaque nos últimos anos junto à sociedade civil e está se consolidando como uma das principais necessidades e aspirações do ser humano. De igual modo, a abordagem sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) se apresenta de suma importância para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, assim como para as organizações. Os trabalhadores estão sendo pressionados a atingir elevadas metas e resultados para as organizações, em termos de produtividade e nos indicadores financeiros. Esta realidade, entre outros aspectos, vem lhes causando inúmeros problemas de saúde, muitas vezes obrigando-os a se afastarem da vida produtiva por muito tempo e até mesmo implicando na aposentadoria compulsória. No serviço público, especificamente no Poder Judiciário, há a necessidade premente da sociedade pela prestação de um serviço jurisdicional mais célere, efetivo e acessível a todos, de forma que existe considerável pressão sobre os servidores desse Poder para a realização de suas atividades. Tal contexto se constituiu o campo do presente estudo, cujo objetivo foi conhecer e analisar as percepções dos servidores públicos da Subseção Judiciária Federal de Campinas sobre a Qualidade de Vida no Trabalho. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, que utiliza como método de investigação procedimentos quantitativo e qualitativo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário padronizado, o qual foi aplicado pelo próprio pesquisador. As técnicas de análise dos dados relacionadas ao procedimento quantitativo foram: análises descritivas e análises comparativas (ANOVA e t de Student). Para o procedimento qualitativo utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos compõem um estudo produzido especialmente para o contexto pesquisado, cujas percepções dos servidores sobre a QVT, de forma geral, é positiva. No entanto, medidas de aprimoramento de gestão de pessoas foram identificadas como necessárias, com a finalidade de incluir políticas que contemplem ações de QVT, para melhor bem-estar individual e organizacional e, dessa forma, propiciar melhores serviços aos cidadãos que procuram por justiça.

Abstract

The theme of Quality of Life (QL) has been highlighted in recent years within the civil society and it is consolidating as one of the main needs and aspirations of the human being. Similarly, the approach about Quality of Life at Work (QLW) appears to be extremely important to the health and well-being of the workers, as well as for the organizations. Workers are being pressured to achieve high goals and results for the organizations, in terms of productivity and financial indicators. This reality, among other aspects, has been causing numerous health problems to workers, often forcing them to get away from productive lives for a long time, and even implying a mandatory retirement. In the public service, specifically at the Judiciary Power, there is a pressing need of society to provide a faster, effective and accessible judiciary service to all, so there is a considerable pressure on the employees of that Power to carry out their activities. This framework constituted the scope for the present study, whose objective was to know and analyze the perceptions of the public employees of Subseção Judiciária Federal of Campinas about the Quality of Life at Work. As for the methodology, this is an exploratory study, which uses as research method quantitative and qualitative procedures. To collect the data, a standardized questionnaire was used and applied by the proper researcher. The data analysis techniques related to the quantitative procedure were: descriptive and comparative analysis (ANOVA e t de Student). For the qualitative procedure, the content analysis was used. The results obtained make a study especially suited for the context researched, whose perceptions of the public employees about the QLW, in general, is positive. However, measures to improve people management were identified as necessary, in order to include policies that contemplate actions to better individual and organizational well-being and thus providing better services to the citizens who seek for justice.