Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - QUAL É A TENDÊNCIA DESSA PRÁTICA?

Orientador

WAGNER WEY MOREIRA

Autor

BRUNA MARIANO MIOTO

Palavra chave

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; ENSINO MÉDIO; TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

04/02/2009

Nº Downloads

1395

Resumo

Neste trabalho buscamos identificar quais são as Tendências em Educação Física conhecidas e utilizadas pelos professores da disciplina no Ensino Médio, na rede Estadual de Ensino na cidade de Americana - SP. Para isso, levantamos através da pesquisa bibliográfica o histórico do Ensino Médio no Brasil, entendendo ser essa uma etapa importante na escolarização, mas que ainda encontra muitos obstáculos para definir seu papel e sua função. Levantamos também o histórico da Educação Física e suas diversas facetas ao longo de sua evolução buscando firmar-se enquanto área de conhecimento científico. Dentro deste universo, pesquisamos quais são as tendência pedagógicas que ao longo da história nortearam o trabalho dos professores de Educação Física e nos aprofundamos mais nas Tendências Desenvolvimentista, Construtivista-Interacionista e Crítico-Superadora, por serem as tendências que, de acordo com nossa pesquisa bibliográfica, são as mais disseminadas no Estado de São Paulo. Com esse referencial, fomos a campo levantar os conhecimentos de seis professores a respeito dessas tendências pedagógicas e observar suas aulas para confrontarmos seus conhecimentos com suas práticas. Utilizamos para tal, uma ficha-cadastro para levantarmos dados sobre a formação e vida profissional dos docentes pesquisados, a aplicação de um questionário para averiguarmos os conhecimentos teóricos a respeito das Tendências Pedagógicas e a observação de seis aulas de cada professor pesquisado. Os resultados obtidos nos revelaram um grande abismo entre o que foi produzido cientificamente na área nas ultimas décadas e o que é conhecido pelos professores. Observamos que as tendências Esportivista e Militarista ainda são muito utilizadas pelos professores pesquisados. Além disso, há grande desmotivação pelo trabalho docente e propostas de aulas que não estimulam a autonomia nos alunos, nesta fase final da educação básica, que deveria orientar os alunos nas escolhas futuras referentes às práticas de atividade física e escolha de hábitos saudáveis na vida adulta.

Abstract

This work seeks to identify which are the trends in Physical Education known and used by teachers of the discipline in high school, in public Education in the city of Americana - SP. For this, we raise through the literature search the history of high school in Brazil, be understood that an important step in education, but still find many obstacles to define its role and its function. We also raise the history of Physical Education and its various aspects throughout its evolution as a sign seeking area of scientific knowledge. In this universe, which are studied the pedagogical trends throughout history that guided the work of teachers of physical education and more deepened Trends in Desenvolvimentista, Construtivista-Interacionista, Crítico-Superadora, as these are trends that according to our literature search are the most widespread in the State of Sao Paulo. With this benchmark, we have the field to raise the knowledge of six teachers teaching about these trends and observe their classes to compare their knowledge with their practices. Used for such a plug-register to raise data on training and professional lives of teachers surveyed, the application of a questionnaire to determine the theoretical knowledge about the Pedagogic trends and observation of six lessons for each teacher searched. The results showed in a large gap between what has been scientifically produced in the area in recent decades and which is known by teachers. We observed that the Esportivista and Militarista tendencies are still widely used by teachers surveyed. Furthermore, there is great motivation for the work and proposals for teaching classes that do not encourage autonomy in students, in this final stage of basic education, which should guide the students in the future choices regarding physical activity and choose healthy habits in adulthood.