Visualização do documento
Título
A DANÇA COMO EXPRESSÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Orientador
ROBERTA CORTEZ GAIO
Autor
ANA ANGÉLICA FREITAS GOIS
Palavra chave
ANÇA, EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2009
Nº Downloads
12325
Resumo
Tendo como referencial a manifestação dança baseada numa abordagem cultural, esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino desse conteúdo na escola constituindo-se como expressão cultural da Educação Escolar a partir da sua inserção na prática do profissional de Educação Física. São apresentados pensadores e suas contribuições acerca da configuração teórica da cultura, educação, corpo, escola e dança. A tese objetiva estudar os conhecimentos técnicos e científicos sobre a dança e suas variações como conteúdo da Educação Física tomando como referencial para a análise a Educação Física e a importância da sua inserção na Educação Escolar. O intuito é contribuir para a discussão de paradigmas que permitam enfrentar alguns dos atuais questionamentos que estão postos acerca das relações culturais que estruturam o cotidiano de vida e de produção do conhecimento na área da dança na Educação e Educação Física. O tipo de estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica evidenciando pensadores como Clifford Geertz, Marcel Mauss, Hugo Assmann, Jocimar Daólio, Denise Siqueira, dentre outros que relacionam os estudos da Dança, Cultura, Corpo, Educação e Educação Física. Neste sentido, o destaque é dado à construção significativa do movimento humano, por meio, da prática da dança no processo educacional e o corpo, enquanto expressão viva de existência humana assumindo diferentes possibilidades e limitações para realização e expressão dessa arte. Apresentam-se propostas pedagógicas em danças, especialmente, para o exercício profissional em Educação Física, relacionando-as com as particularidades que caracterizam o currículo da escola e a dança. Portanto, acreditamos no diálogo da dança e seu lugar privilegiado dentro da escola, com transformações de atitudes e entendimentos sobre o jeito de dançar na educação, principalmente pelos professores de Educação Física, área de conhecimento que deve ser enriquecida de forma efetiva por mais uma possível manifestação da cultura corporal de movimento no âmbito escolar. Dança, manifestação culturalmente construída e, portanto, imbuída de relações históricas e sociais.
Abstract
Taking as reference the expression dance based on cultural approach, this research aims to study the teaching of this content in the school as a cultural expression of School Education from its insertion in the professional practice of Physical Education. Thinkers and their contributions on the theoretical configuration of culture, education, body, school and dance are presented. The thesis aims to study the technical and scientific knowledge about dance and its variations as content of Physical Education taking as reference for the analysis of physical education and the importance of their integration in school education. The aim is to contribute to the discussion of paradigms that allow addressing some of the current questions that are put on the cultural relations that structure the daily life and production of knowledge in the field of dance in education and physical education. The type of study is characterized as a combination of literature research showing thinkers as Clifford Geertz, Marcel Mauss, Hugo Assmann, Jocimar Daólio, Denise Siqueira, and others that relate the study of Dance, Culture, Body, Education and Physical Education. In this sense, the emphasis is given to the construction of significant human motion by, the practice of dance in the educational process and the body as a living expression of human existence assuming different opportunities and constraints to implementation and expression of art. Possible reflections on pedagogical proposals dance, especially for professional practice in physical education, relating them to the peculiarities that characterize the school's curriculum and dance. Therefore, we believe in the dialogue of dance and its privileged place within the school, with changes in attitudes and understandings about the way of dance in education, especially by teachers of Physical Education, field of knowledge that must be effectively enriched by a further possible manifestation of the culture of body movement within school. Dance, exhibitions built and thus imbued with historical and social relations.