Visualização do documento
Título
EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA: EXPLORANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIALOGADA
Orientador
REGINA MARIA ROVIGATTI SIMÕES
Autor
IVAN GIMENES DE LIMA
Palavra chave
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PEDAGOGIA DIALÓGICA, PAULO..
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
05/02/2009
Nº Downloads
2653
Resumo
Refletindo sobre os estudos da Pedagogia Dialógica de Paulo Freire (1996) e as considerações ao diálogo elaboradas por Kunz (1991), Lima e Gonçalves Junior (2006), Carmo e Gonçalves Junior (2008) e outros autores, abrimos as portas de uma escola estadual, na cidade de Americana, interior de São Paulo, na qual lecionamos, com o objetivo de explorar as possibilidades de vivências dos pressupostos da Pedagogia Dialógica de Paulo Freire na prática pedagógica do componente curricular Educação Física, para a 4a série do Ensino Fundamental. Desenvolvemos, em princípio, pesquisas bibliográficas, que nos possibilitaram um maior entendimento teórico da problemática estudada. Posteriormente, realizamos uma pesquisa participante, coletando dados por meio de entrevistas dialógicas, as quais subsidiaram nossa prática pedagógica; essa prática foi registrada a partir de um diário de campo e ambos os instrumentos de pesquisa contaram com o auxílio de um gravador digital para melhor recolhermos as informações. Com esta pesquisa, observamos uma participação efetiva de toda a comunidade escolar nos diferentes aspectos de elaboração e construção das aulas, ressaltando a participação dos alunos, que contribuíram, de maneira ímpar, para a construção dos conhecimentos como um todo. Entendemos que a Pedagogia Dialógica se aplica ao contexto onde seja possível produzir idéias não-rotineiras e aprender em grupo, o que faz da escola, mais especificamente as aulas de Educação Física, um ambiente muito propício. Com base nos fundamentos dos pressupostos da Pedagogia Dialógica de Paulo Freire aplicados em uma escola estadual, pudemos notar que essa foi uma tarefa bastante pertinente a esse contexto, deixando-nos gratificados quanto ao objetivo proposto, visualizando ainda outras possibilidades de intervenções dessa metodologia.
Abstract
Pondering about Dialogical Pedagogy works of Paulo Freire (1996) and dialogue considerations made by Kunz (1991), Lima and Gonçalves Junior (2006), Carmo and Gonçalves Junior (2008) and other authors, we opened the doors of a school state, in Americana city, interior of São Paulo, where we teach, in order to explore the experience possibilities of the Dialogical Pedagogy assumptions of Paulo Freire, in the pedagogical practice of Physical Education, for the 4th grade of elementary school. Firstly, this study was developed through bibliographic searches, allowing us a better understanding of the theoretical issues studied. Then, we conducted a participant survey, collecting data through dialogical interviews, which subsidized our pedagogical practice, that was recorded from a field diary and both searching engines had the aid of a digital recorder to better collect the information. With this survey, we noted an effective participation of the whole school community in the different features of class preparation and construction, highlighting students involvement, who contributed specially for the knowledge construction as a whole. We believe that Dialogical Pedagogy is applied to the context where it is possible to produce non-routine ideas and to learn in groups, making physical education classes a propitious environment. Exploring the assumptions of the Dialogical Pedagogy of Paulo Freire, in a state school, we noted that this was a relevant task for this context, and we got very happy as far as the proposed objective, even noticing other interference possibilities of this methodology.