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Título

A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A CANOAGEM

Orientador

ELINE TEREZA ROZANTE PORTO

Autor

ÁLAN ANNIBAL SCHMIDT

Palavra chave

PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EDUCAÇÃO FÍSICA E CANOAGEM.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

26/02/2009

Nº Downloads

1731

Resumo

Por meio de uma pesquisa qualitativa, baseando-se na observação participante e, registrada em um diário de campo, este trabalho teve o objetivo de observar, analisar e compreender as ações corporais das pessoas com deficiência intelectual, suas interrelações pessoais, com o professor e com o ambiente durante a prática da canoagem. Participaram desse estudo 11 alunos com deficiência intelectual de uma escola de canoagem, com idade entre 13 e 22 anos. Para interpretarmos os dados, passamos por quatro momentos para construir o referencial teórico: a) resgatamos um panorama histórico sobre a pessoa com deficiência; b) procuramos entender quais são os aspectos que envolvem a deficiência intelectual; c) identificamos quais as considerações da área da Educação Física para com esse público; d) realizamos a interface entre a canoagem e o público estudado. Como resultado, obtivemos: 1) todos os alunos aprenderam a navegar em caiaques; 2) A habilidade de se comunicar melhorou gradativamente, devido ao trabalho voltado para reflexão e entendimento dos conteúdos ensinados; 3) Auto- segurança: ao final dos encontros todos os alunos assimilaram como proceder em situações de risco, bem como, evitar tais situações; 4) Utilização dos recursos da comunidade foi verificada em demonstrações de respeito e cuidado com o patrimônio público e, também, pela manutenção que os mesmos faziam em seus equipamentos e no local onde os barcos eram guardados. 5) Habilidades Acadêmicas: Os alunos mostraram a habilidade em resolver problemas e, criar estratégias para conseguirem uma boa navegação; 6-) Habilidade sociais: se integraram com os outros praticantes da canoagem e, também, mostraram habilidade em iniciar e manter o relacionamento com seus pares; 7) Lazer: os alunos mostraram autonomia, capacidade critica e criativa, ao construírem brincadeiras e criar regras, bem como explorar a interação e a cooperação; 8) Cuidado pessoal: os alunos passaram a praticar atividade física regularmente, bem como, começaram a respeitar regras e ter noções de limites. Neste sentido, evidenciamos que as estratégias utilizadas pelo professor de Educação Física, a canoagem e o local em que este esporte é praticado desencadeou nos alunos interesse, prazer, motivação, alegria, satisfação, auto-superação, autonomia crítica e criativa e, curiosidade. Isso nos comprova que as pessoas com deficiência intelectual conseguem praticar a canoagem e, que suas limitações e dificuldades podem ser superadas com estratégias e conteúdos coerentes com sua capacidade de assimilação.

Abstract

Using a qualitative research, using systematic observation in a diary from the field, this study aimed to observe, analyze and understand the physical actions of people with intellectual disabilities, their personal interactions with the teacher and the environment during the practice of canoeing. 11 students participated in this study with intellectual disabilities in a school of canoeing, ages between 13 and 22 years. To interpret the data, we pass through four stages to construct the theoretical framework: a) redeem a historical overview on the disabled person, b) try to understand what aspects are involve in the intellectual disability, c) identify the considerations of Fitness to the public; d) perform the interface between the public and canoeing studies. As a result, we obtained: 1) all students learned to navigate in kayaks, 2) The ability to communicate gradually improved, due to work toward reflection and understanding of content taught, 3) Auto-security: at the end of all meetings students assimilate how to proceed in situations of risk, and avoid such situations, 4) use of community resources was seen in demonstrations of respect and care for the public assets, and also by maintaining the facility where the equipment and their boats were saved. 5) Academic Skills: Students have the ability to solve problems and create strategies to achieve good navigation, 6 -) Social skills: is integrated with other practitioners of canoeing, and also showed ability to initiate and maintain the relationship with their peers; 7) Leisure: the students were autonomous, critical and creative ability to build games and create rules, and to explore the interaction and cooperation; 8) Personal Care: students come to practice physical activity regularly, and began to respect rules and notions of limits. Accordingly, evidence that the strategies used by the teacher of Physical Education, canoeing and place where this sport is practiced in students triggered interest, pleasure, motivation, happiness, satisfaction, self-overcoming, self critic, creativaty, and curiosity. This shows us that people with intellectual disabilities can practice their canoeing, and that its limitations and difficulties can be overcome with strategies and content consistent with their capacity for assimilation. Keywords: