Visualização do documento
Título
JOGOS DE ARREMESSO COMO CONTEXTO PRIMORDIAL DE
Orientador
RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA
Autor
MARIA CATARINA MEIRELLES DE FARIA
Palavra chave
DESENVOLVIMENTO- ADOLESCENTES- JOGOS ESCOLARES- ADERÊNCIA-ATIVIDADES FÍSICAS.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
27/02/2009
Nº Downloads
3966
Resumo
Transformações sociais e ambientais podem influenciar o desenvolvimento adolescente e a sua inserção nas atividades físicas. Dessa forma, ambientes como a escola são importantes na promoção de atividades que foquem no desenvolvimento e que favoreçam o engajamento nessas práticas. Esse estudo objetivou verificar se eventos com jogos de arremessar por cima do ombro propiciam ambiente favorável ao desenvolvimento nesta fase da vida e ao engajamento em atividades fisicamente ativas. Trata-se de um estudo descritivo exploratório que investigou: a) atividades do cotidiano, por meio da adaptação ao Formulário de atividades do cotidiano (FAC) elaborado por Silva (2006); b) o comportamento (relações interpessoais, papéis sociais, atividades realizadas, atributos pessoais manifestados) dos adolescentes em dois microssistemas (escola e universidade), com a utilização de filmagem; c) práticas realizadas desde a infância relativas à habilidade de arremessar por cima do ombro, por meio de entrevista diretiva ou estruturada; d) nível de desenvolvimento que se encontra o adolescente nesta habilidade motora, pela realização de um teste motor. O estudo realizado com 41 adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 13 e 15 anos, de uma escola pública estadual da cidade de Piracicaba, teve como princípio norteador o paradigma Bioecológico do Desenvolvimento Humano. Quanto às atividades do cotidiano observou-se que apesar dos adolescentes relatarem praticar atividades fisicamente ativas, o tempo de realização dessas é menor em relação às atividades consideradas fisicamente passivas, tanto durante a semana quanto ao final de semana e pouquíssimas atividades de arremessar são relatadas. Em relação ao comportamento, foram observados diferentes atributos pessoais (tendo os do pólo positivo um destaque maior) de recurso (nível de habilidade para as atividades, habilidade de se comunicar, etc.), disposições (liderança, capacidade de organização, empenhar-se nas atividades) e demandas (amizade, força de vontade) tanto na realização das atividades no microssistema 1 como no microssistema 2. Foram observadas também diversas interações sociais, sendo 183 e 251 no microssistema 1 e 2 respectivamente, com maior número das relações de participação conjunta. Quanto às práticas de atividades com arremesso por cima do ombro realizadas desde a infância, os jogos mais destacados foram a queimada e o handball, realizados principalmente na escola. No aspecto do nível de desenvolvimento nessa habilidade, constatou-se que ele interfere nas interações sociais e papéis sociais dos adolescentes. Todos os achados reforçam a premissa de que o ambiente escolar, na adolescência, é um importante contexto incentivador e promotor de aderência às atividades fisicamente ativas e que eventos com jogos são contextos primordiais de desenvolvimento.
Abstract
The environmental and social transformations can influence the adolescent´s development and their participation in the physically active activities. By that reason, it´s understood that the school is an important environment to promote activities that focus in the whole adolescent´s development and that favor the participation of those in active activities. The purpose of this research was to verify if throwing overarm games offer a favorable environment for adolescents’ development and for the joining process in physically active activities. That analysis included: a) activities of daily living from the adaptation to the form of daily living activities elaborated by Silva (2006) b) behavior (social relationships, social roles, activities carried out, personal attributes manifested) of the adolescents in two microsystems (school and university) using technique of filming; c) practices carried out since the infancy with the throwing overarm skill from a interview; d) level of development in this motor skill from a motor test skill. The study carried out with 41 adolescents, aged 13-15 from both genders from a public school in Piracicaba-SP, being adopted the Bioecological Model of Human Development. In relation to activities of daily living was observed that despite of adolescents related to practice physically active activities, the time of achievement of those is less than the time spent in physically passive activities considering week days and weekend and just a few throwing overarm activities are related. Regarding the behavior, were observed different personal attributes (having the positive ones a bigger highlight) resources (level of ability for the activities, ability of communicate, etc.), dispositions (leadership, capacity of organization, diligence in activities) and demands (friendship, willpower) in the microsystem 1 as well as in the microsystem 2. Also it was observed diverse social interactions, being 183 and 252 in the microsystem 1 and 2 respectively, prevailing group participation. Considering the throwing overarm activities practiced since the infancy, the most noticeable games were “queimada” and handball, carried out mainly in the school. In relation to development’s level in throwing overarm skill, it was indicated that this development level interferes in the adolescents’ social interactions and social roles and the kind of evaluation, motor test, has to be reviewed. All of these finds reinforce the premise that the school environment, in the adolescence, is an important motivating context and promoter of adherence in physically active activities and that events with games are fundametall contexts of development.