Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DO DIRETOR DE ESCOLA DA REDE ESTADUAL PAULISTA A PARTIR DE SUA PERCEPÇÃO: O CASO DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE PIRACICABA

Orientador

CLEITON DE OLIVEIRA

Autor

ALICE BARROS FONSECA

Palavra chave

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETORIA REGIONAL ENSINO

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

20/02/2006

Nº Downloads

1457

Resumo

A presente pesquisa enfoca alguns aspectos relacionados ao dia-a-dia do administrador escolar sob sua própria ótica, abordando os problemas e/ou dificuldades e as possibilidades existentes no desempenho de sua função. O objeto de estudo é o diretor de escola de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino do Estado de São Paulo que atua na Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba. Os procedimentos metodológicos constituem-se em uma revisão bibliográfica, selecionando alguns autores, apresentando brevemente suas visões de administração da educação e de escola; uma análise documental sobre a legislação vigente no que concerne à atuação desse diretor; um estudo de caso, em uma caracterização sócio-econômica dos municípios compreendidos pela referida Diretoria, com dados de matrículas dos alunos e do total de atendidos pela Secretaria de Estado da Educação; um instrumento utilizado em forma de questionário, em aspectos relacionados às características gerais desse diretor e da escola sob sua direção e questões sobre suas possíveis dificuldades, cujos dados quantitativos foram demonstrados através de gráficos, servindo de base para uma análise qualitativa dos referidos dados. A investigação aponta para o fato de inúmeras demandas que os diretores de escolas enfrentam no desenvolvimento do processo educativo mostrando, através de suas próprias percepções, que nem sempre conseguem vencer todos os obstáculos que lhes são impostos e, provavelmente, não fazendo uso da autonomia que lhes é concedida por lei, sentem-se fragilizados. Entretanto, temos posições de administradores escolares indicando as possibilidades existentes, ante aos desafios.

Abstract

The following research focus some aspects regarding a school administration day-by-day, under his own vision, giving a bringing up to the problems and/or difficulties and the possibilities in the function tasks. The object of the study is the school master of São Paulo State public high school that acts on Regional Directory of Piracicaba Teaching. The methodologic process constitute a bibliographic revision, selecting some authors, presenting soon your administration of education and school vision; a documental analyse about the present legislation regarding the actuation of the school master; a case study of a social-economical characterization of the cities included by the refered directory, with information of pupil’s register and the total considered by the Education Secretariat of State, a instrument used as a questionary, in aspects related to the master school general characteristics, the school under his direction and the question about his possible difficulties, that the quantitative informations were shown through graphs, serving as a base for a qualitative analyse of the refered informations. The investigation appoints to the fact that lots of demands the master school faces in development of the educative process, showing, through of his vision, that not even can win all imposed obstacles, and probably do not using the authonomy that law gives him, he feels weakness. However, there are school administrators informing real possibilities a head challenges.