Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PROFESSOR REGENTE, O PROFESSOR ORIENTADOR E OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE LETRAS

Orientador

MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

LUANA AMOROSO DANIEL

Palavra chave

FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ESTÁGIO SUPERVISIONADO; PROFESSORES DE LÍNGUA...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

22/05/2009

Nº Downloads

97629

Resumo

Esta pesquisa tem como tema o estágio curricular e a formação dos futuros professores e encontra-se inserida nos grandes debates políticos e educacionais brasileiros. Destarte, a relevância deste estudo se encontra no fato de que durante o estágio que ocorre no último ano da formação inicial, o professor regente é quem propicia elos entre os conhecimentos da academia e a realidade da prática pedagógica, já que são sujeitos que em meio aos confrontos produzem saberes utilizando os conhecimentos conquistados na formação inicial somados às experiências vivenciadas no dia-a-dia escolar. Para esta pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com onze sujeitos, formando a tríade constituinte do estágio supervisionado: professor orientador de estágio; futuro professor e professor regente. As questões voltadas aos professores regentes tiveram como foco conhecer a visão dos mesmos sobre seus papéis na formação dos futuros professores. As questões voltadas aos futuros professores procuraram compreender o que os mesmos esperavam e desejavam do professor regente durante o estágio e as direcionadas aos orientadores de estágio tiveram como objetivo entender o que os mesmos almejavam da escola básica e do professor regente. Essa composição triangular buscou conhecer a problemática dos estágios e as contribuições importantes para a formação de professores e para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas e particulares. A reflexão sobre a prática dos estágios para a formação docente permitiu avaliar o processo de formação e atuação docente. Autores como Tardif, Nóvoa, Lüdke, Pimenta, Demo, Kensky, Ludke entre outros, foram importantes interlocutores. Consciente de que a prática é essencial para a constituição do professor como tal arriscamos sugerir uma criação de grupos colaborativos envolvendo professores regentes, professores orientadores e estagiários para que possam juntos refletir sobre a prática escolar e assim, articular suas ações com vistas a uma melhora de nossas escolas e da formação dos futuros professores.

Abstract

This research has as main theme the internship curriculum and the development of future teachers, which is inserted in the major political and educational Brazilian debates. Thus, this study relevance is the fact that during the internship that occurs in the last year of college, the regent teacher is the person who proportionate the link between the academic knowledge and the pedagogic practical reality; once they are amid confrontation it produces a know how based on the knowledge acquired in the initial academic formation with the every day school life. For this qualitative research, it was done semi- structured interviews on eleven folks, creating a triad constituted of the supervised internship: the advisor teacher, future teacher and regent teacher. The focus of the regent professors’ questions was to discern their vision on their role regarding the training of future teachers. Furthermore, the future teachers were questioned about what they were expecting and desiring from the regent professor during the internship, on the other hand, the questions directed to the internship advisors had as goal to understand what they wanted from the basic school and the regent professor. This triangular composition tried to acknowledge the problematic situations the internships go through and the important contributions for the creation of future teachers as well as to improve the quality of education in the public and private schools. The reflection about how the internship is practiced for the lecturing development allowed an evaluation of the formation process and the teaching actions. Authors such as Tardif, Nóvoa, Lüdke, Pimenta, Demo, Kensky, Ludke, among others, were important developers on this issue. Aware that the practice is essential for the professors formation we risk to suggest a creation of collaborative groups involving regent teachers, advisor teachers and interns to see if they could reflect about the school practice likewise, hence to articulate their actions looking for an improvement in our schools and the development of future teachers.