Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

SOFTWARE EDUCACIONAL POTENCIALIZADO COM REALIDADE AUMENTADA PARA USO EM FÍSICA E MATEMÁTICA

Orientador

CLÁUDIO KIRNER

Autor

CLEBERSON EUGENIO FORTE

Palavra chave

REALIDADE AUMENTADA, REALIDADE VIRTUAL, SOFTWARE EDUCACIONAL, TECNOLOGIA E...

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Área

CIÊNCIAS EXATAS E DA

Data da defesa

21/12/2009

Nº Downloads

2767

Resumo

A evolução tecnológica disponibilizou o computador, que se tornou uma ferramenta poderosa no processo de ensino e aprendizagem. Até agora, a maioria das aplicações educacionais vem utilizando a tecnologia de multimídia, mas existem outras tecnologias que podem aprimorar esse processo com características como: maior realismo, interações naturais e tangíveis, maior motivação, etc. A tecnologia de Realidade Aumentada destaca-se, nesse contexto, na medida em que potencializa o ambiente real do usuário com elementos visuais e auditivos, envolvendo informações, objetos virtuais tridimensionais estáticos animados, sonorização espacial, etc. Esse ambiente aumentado pode funcionar como um laboratório virtual, permitindo a estudantes e professores desenvolverem e utilizarem experimentos nas mais variadas áreas. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um software educacional potencializado com Realidade Aumentada, voltado, na sua primeira versão, para aplicações de Física e Matemática. Além disso, o software foi testado por estudantes e professores, cujos dados permitiram sua análise sob diversos pontos de vista, incluindo a sua utilização em ambientes de ensino e aprendizagem.

Abstract

The technological evolution made available the computer, which is a powerful tool in the teaching and learning process. Nowadays, many educational applications are using the multimedia technology, but there are other technologies that can improve teaching and learning by using larger realism, natural and tangible interactions, larger motivation, etc. The technology of Augmented Reality is outstanding, once it enriches the user's real environment with visual and hearing elements, involving information, static and animated three-dimensional virtual objects, spatial sound, etc. That user’s environment can work as a virtual laboratory, allowing to students and teachers to develop and use experiments in many areas. In this way, this work presents the development of educational software enriched with Augmented Reality, having, in its first version, applications of Physics and Mathematics. Besides, the software was tested by students and teachers, whose data allowed its analysis under several points of view, including its use in teaching and learning environments.