Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DIFICULDADES VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA

Orientador

ROSELI PACHECO SCHNETZLER

Autor

ANDRÉA PAVAN PERIN

Palavra chave

INÍCIO DE CARREIRA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/05/2009

Nº Downloads

3335

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é descrever e analisar as dificuldades vivenciadas por professores de Matemática em início de carreira. Para atingir tal objetivo, foram selecionados quatro professores de Matemática que deveriam possuir entre 0 e 5 anos de docência, estar atuando na rede pública estadual paulista, ser efetivo ou possuir aulas ininterruptas durante todo o ano. A coleta de material para análise foi possível através de entrevistas semi-estruturadas realizadas individualmente com esses professores, as quais foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Essas entrevistas foram guiadas por um roteiro previamente elaborado, o qual buscava informações relacionadas à: formação inicial e continuada; descrição sobre a prática pedagógica do docente; dificuldades vivenciadas no início de carreira e como vêm enfrentando tais dificuldades. A análise qualitativa das entrevistas possibilitou a construção de dois eixos de análise, são eles: (1) Dificuldades do início da atuação docente, no qual são discutidos aspectos relacionados à escolha pela docência em Matemática, ao choque de realidade, à indisciplina, à solidão, às regras da escola e como veem os HTPCs (Horários de Trabalho Coletivo); e (2) Ensinar Matemática na escola básica: um desafio para os professores iniciantes, no qual é discutido o porquê de os professores ensinarem Matemática como ensinam, as dificuldades encontradas para ensinarem Matemática, a visão de contextualização que permeia suas práticas pedagógicas, contribuições da formação inicial e continuada, o domínio do conteúdo: “Números Decimais” e “Funções” e a consciência do que falta em suas formação. O resultado dessa pesquisa evidenciou quão tenso é o início de carreira. Os iniciantes mostraram sentimentos de angústias, solidão, conflitos pessoais, descontentamento em relação à indisciplina, alegrias, entusiasmos, responsabilidade e aprendizagens intensas. Quanto às especificidades da docência em Matemática, apresentaram tensões sobre o tipo de ensino que deve ser priorizado, dividindo-se entre um ensino tradicional e a prática de um ensino contextualizado. Também ficou evidente o quanto é difícil desprender-se daquele profissional tido como um técnico e produzir novos olhares, por exemplo, praticum reflexivo; no entanto, mostraram-se na busca dessa superação.

Abstract

The objective of the current study is to describe and analyze the difficulties faced by the mathematics teachers at the beginning of their career. Four teachers were chosen and they had to have from 0 to 5 year.s experience, also they must be teaching at the public schools in the state of Sao Paulo, they must be hired or have been having uninterrupted classes during the whole year. The data collection for the analysis was made through semi-structured interviews made individually with these teachers. These interviews were tape-recorded and transcribed integrally. These interviews were guided by a previously elaborated guideline which aimed to obtain information related to: initial and continued education; description of the pedagogical practice of the teacher; difficulties experienced at the beginning of the career and how he/she has been facing such difficulties. The qualitative analysis of these interviews made it possible the construction of two perspectives of concepts which are: (1) Difficulties of the beginning of the career as a teacher, in which the following are discussed: aspects related to the mathematics teaching, the reality shock, the misbehavior, the loneliness, the school rules and the way they see the HTPCs (Horarios de Trabalho Coletivo . Collective Working Time); and, (2) Teaching Math at junior high school: a challenge to the teachers who are starting, in which the following topics are discussed: the reason why these teachers teach math the way they do, the difficulties found in teaching math, the contextualization view that teachers have about their pedagogical practice, contribution of the initial and continued education, the knowledge of the topics ¡°Decimal Numbers¡± and ¡°Functions¡± and the consciousness of what is necessary to their formation. The result of this study has shown how tense the beginning of the career is. The beginners showed feelings like grieving, loneliness, personal conflicts, dissatisfaction towards bad behavior, happiness, excitements, responsibility and intense learning. Considering the specific qualities of teaching math, uncertainties about the kind of teaching that must be prioritized were presented and they can be divided between a traditional teaching and the practice of a more contextualized one. It.s also clear how hard it is to let go of that professional who is considered a technician and have new views, for example, a reflective practicum; however, they tried to be willing to overcome it.