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Título
NARCISO VAI AO SHOPPING, A EDUCAÇÃO, O CULTO AO CORPO E A SOCIEDADE DE CONSUMO
Orientador
NILCE MARIA A. S. A. CAMPOS
Autor
JOSÉ ANTONIO COLLETTI DOS SANTOS
Palavra chave
CULTO AO CORPO – NARCISISMO – ALIENAÇÃO
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2010
Nº Downloads
3471
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as causas que motivam um número cada vez maior de pessoas a interagir com o corpo de forma obsessiva e instrumental, buscando através de determinados estereótipos de beleza, exaltados pela mídia, que se configuram em modelos a serem copiados por representarem o novo arquétipo da felicidade contemporânea. A investigação dessas causas é organizada a partir da interconexão entre; o funcionamento das estruturas psíquicas do indivíduo, e, a organização das estruturas sócio culturais do capitalismo, procurando desvelar os processos que levam os indivíduos a incorporarem os pressupostos da ideologia dominante, assim como suas formas de difusão. A pesquisa é uma análise bibliográfica que, primeiramente, fundamentada em Freud, identifica no narcisismo secundário – retração da libido para objetos externos, voltando-se para o próprio corpo – o pressuposto psíquico do culto ao corpo contemporâneo. Posteriormente, volta-se para a História, e a partir de Marx, Walter Benjamin, Adorno, Horkheimer, Gramsci, Lasch, identifica na mecanização e instrumentalização do corpo renascentista; na alienação pelo trabalho do capitalismo produtivo; no empobrecimento da subjetividade humana; no desenvolvimento sem precedentes do fetichismo pela mercadoria e na consagração do capitalismo de consumo; os fundamentos que ao longo do processo histórico atuam nas estruturas psíquicas do indivíduo contemporâneo, interferindo em seu processo de desenvolvimento, criando um curto circuito nas formas de relacionamento com o mundo exterior, nas palavras de Freud – com o objeto – que se apresentam na forma de descrença nas Instituições, na aversão a um relacionamento mais duradouro, no pragmatismo e instrumentalização do outro. Assim, o indivíduo procura no corpo, no seu próprio corpo, uma maneira de autopreservação num mundo desencantado e – volta sua libido para o eu – e num mundo que se move pelo consumo, transforma-o em mercadoria fetichista nos termos marxianos, e ao mesmo tempo em objeto de fetiche nos termos freudianos. Na busca de sua autopreservação, o culto ao corpo se transforma em mais um instrumento de alienação.
Abstract
This paper was designed to explore the causes that motivate a growing number of people to interact with the body in an obsessive and instrumental way. These people try to copy certain stereotypes of beauty that were turned into models, which the media exalts, because they represent the new archetype of contemporary happiness. The exploration of these causes is organized by the interconnection between the individual psychic structure action and the structure organization of sociocultural capitalism, seeking to unveil the processes that lead individuals to incorporate the dominant ideology conjecture, as well as its means of propagation. The research is a literature review that, initially, identifies the secondary narcissism based on Freud – libido retraction to external objects, turning to one’s own body - the psychological assumption of the contemporary body worship. Later, if we go back to History, and in accordance with Marx, Walter Benjamin, Adorno, Horkheimer, Gramsci, Lasch, we can identify - in mechanization and manipulation of the renaissancist body; in the alienation for the work of productive capitalism; in the impoverishment of human subjectivity; in the unprecedented development for goods of the fetish, and in the consecration of consumer capitalism, - the grounds that throughout the historical process act in psychic structures of the contemporary individual. This interferes in the process of psychic development, creating a “short circuit” in the forms of relationship with the outside world, in the words of Freud - with the object - which show disbelief in the institutions, repugnance to a long-lasting relationship, pragmatism and instrumentation of the other. As a result, the individuals search in the body, in their own body, for a way of self-preservation in a disenchanted world - their libido goes back to themselves - and a world that functions because of the consumption turns people to goods of the fetish, in Marxian terms, and at the same time to the objects of fetish, in Freudian terms. In search of self-preservation, the body worship becomes another instrument of alienation.