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Título

EU JÁ TIREI NOTA BOA, MAS EU TAMBÉM TIRO NOTA RUIM: O ALUNO DE BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR E A ELABORAÇÃO DE SENTIDOS SOBRE SI

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

VALÉRIA BRAIDOTTI

Palavra chave

AFETIVIDADE; DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM; ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2010

Nº Downloads

2291

Resumo

Este estudo está norteado pela abordagem histórico-cultural e parte do princípio de que a elaboração de conhecimentos, valores e condutas se faz através das mediações sociais e da internalização de significações produzidas nas vivências cotidianas, especialmente naquelas do próprio contexto escolar. Propusemo-nos a discutir a dimensão afetiva como componente da unidade afetividade e cognição na constituição dos sujeitos, buscando investigar as relações entre os diferentes discursos que constituem a história de alunos com baixo rendimento escolar enquanto sujeitos da aprendizagem, na inter-relação professor-aluno-conhecimento. Nesta pesquisa, a constituição do sujeito aprendente é vista não apenas como resultado de processos cognitivos de elaboração de conhecimento, mas como movimento que se faz na relação com outros sujeitos e discursos, implicando desejos, necessidades, afetos e valores. Durante alguns meses realizamos oficinas de letramento com um grupo de adolescentes e jovens, selecionados por uma escola da rede pública do interior do estado de São Paulo como portadores de dificuldades de aprendizagem. Tais oficinas objetivaram ensinar aqueles alunos a ler e a escrever convencionalmente na diversidade de textos que circulam socialmente. Selecionamos como sujeito da pesquisa uma jovem participante dessas oficinas, a quem chamamos Sarah. Os dados da pesquisa foram construídos a partir das interações e dos discursos produzidos no contexto dessas oficinas, levando-se em conta suas condições concretas de produção com o objetivo de analisar os sentidos que Sarah elabora sobre si própria como sujeito da aprendizagem no espaço escolar. Buscar compreender os enunciados, os indícios de vozes assimiladas, e os modos de constituição da aluna como sujeito aprendente, decorreu da necessidade de atentar-se à participação da dimensão afetiva no processo de aprendizagem. Neste sentido, se fez necessário olhar para as relações estabelecidas entre professora/pesquisadora, aluna e objeto de estudo. Os dados construídos foram agrupados em três blocos temáticos objetivando apontar as histórias escolares vividas por Sarah, os movimentos de aprendizagem e, por fim, as possibilidades de ressignificação que iam sendo construídas na relação com o aprender. As situações enunciativas analisadas indiciam que a prática pedagógica fundada na unidade afetividade-cognição permite ao estudante com baixo rendimento escolar (re)significar-se na ordem de um sujeito aprendente.

Abstract

This study is oriented by cultural and historical approach, where the knowledge, values and behavior construction are built through social mediation and the meanings internalization incorporated to daily experiences, especially those to the school context. The qualitative research and the microgenetical analysis, understood by socio-historical perspectives, estabilished the methodological path in this study. The research intends to discuss the affective dimension as an affectiveness and cognition component to the shaping of individuals. The research also aimed to investigate the relationships among de many speeches that shape the low-score students’ history, as individuals in the inter-relationship teacher-student-knowledge. In this research the constitution of learning individuals is seen not only as a result of cognitive processes of elaboration of knowledge, but also as movements towards the relationships with other speeches and individuals, implying desires, needs, affects and values, from the perceptions this individual makes about him/herself as a learner in the school environment. During some months there have been made many literacy workshops with a group of adolescents and young adults selected by a public school in Sao Paulo State countryside as learning difficulties carriers. Such workshops aimed teaching those students reading and writing conventionally in the diversity of texts that circulate socially. From the interactions made in the workshops and, most importantly, from the speeches produced, taking into consideration the students’ concrete production conditions, the data necessary to immerse into this discussion have been built. Trying to understand the meanings, the traces of assimilated voices, and the constitution of the student as a learning individual, the necessity to focus on the influence of the affect dimension in the learning process has come up. In this sense, it is necessary to look to the established teacher-student-objectof- study relationship, overcoming the dicotomical mind/body, affect/cognition views, therefore wholly contemplating the human being. This study is based on the comprehension that it is in the speech universe, from the relationship among human beings, that we shape ourselves socially and shape what we say and what we are.