Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PARTICIPAÇÃO POPULAR NO BAIRRO BOSQUES DO LENHEIRO EM PIRACICABA/SP

Orientador

ANNA MARIA LUNARDI PADILHA

Autor

OZÂNEA GONÇALVES SANTANA

Palavra chave

PARTICIPAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO POPULAR, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2010

Nº Downloads

1132

Resumo

Este trabalho tematiza os modos de participação popular no bairro Bosques do Lenheiro em Piracicaba desde sua origem, buscando compreender as formas de organização dessa população no espaço geográfico que ocupam na perspectiva da educação popular e a Associação de Moradores foi o espaço público escolhido para descrição e para análise. Nele, assumiu-se o referencial teórico do materialismo histórico-dialético com pensadores que ajudam a compreender como se dão as relações entre as pessoas, suas formas de organização, o espaço geográfico que ocupam e como ocorre o processo educativo; trata-se de Marx e Engels, Gramsci, Milton Santos e Paulo Freire. Metodologicamente trabalhou-se com consulta aos documentos e registros oficiais da constituição do bairro; dossiê produzido pelo Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular da Universidade Metodista de Piracicaba e com o mapa oficial do bairro. Foram realizadas e registradas entrevistas semiestruturadas com lideranças e moradores. Fica evidenciado que o que acontece no Bosques do Lenheiro são ações ainda dispersas, motivadas mais pelo desejo de resolver problemas imediato do que ações intencionalmente dirigidas para mudanças mais profundas nas relações e estruturas sociais. A passagem da consciência ingênua para a consciência de ser oprimido e, portanto, para ações de efetivo compromisso com a classe trabalhadora, ainda está por acontecer.

Abstract

This paper deals modes of popular participation in the neighborhood Woods Lenheiro Piracicaba since its origin, seeking to understand the ways of organizing the population in the geographic space they occupy in the perspective of popular education and Residents Association public space was chosen for description and analysis. In it, we have assumed the theoretical framework of historical materialism, dialectical thinkers that help to understand how relationships between people, their forms of organization, the geographical space they occupy and how the educational process occurs, it is Marx and Engels, Gramsci, Milton Santos and Paulo Freire. Methodologically worked with consultation documents and official records of the constitution of the neighborhood; dossier produced by the Center for Research and Popular Education Programs at the Methodist University of Piracicaba and official map of the neighborhood. Were conducted and recorded semi-structured interviews with leaders and residents. It was evident that what happens in the Woods Lenheiro actions are still dispersed, motivated more by a desire to solve immediate problems than actions intentionally aimed for deeper changes in relations and social structures. The passage of naive consciousness to the consciousness of being oppressed and therefore for the planning of effective engagement with the working class, is yet to happen.