Visualização do documento
Título
AS ATITUDES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTS-A) NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DA CANA DE AÇÚCAR E ETANOL
Orientador
MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMAZELLO
Autor
ALAIDE BONAGURIO JULIO
Palavra chave
INTERAÇÕES CTS-A; QUESTIONÁRIO VOSTS; MEIO AMBIENTE; ETANOL; ENSINO MÉDIO.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2010
Nº Downloads
1956
Resumo
A formação acrítica e descontextualizada da ciência e da tecnologia proporcionada pelo ensino tradicional não tem favorecido a formação de sujeitos com uma maior compreensão da ciência e da tecnologia e de suas implicações na vida social. O Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS), surgido nas décadas de 1960/1970 nos países desenvolvidos, tem por objetivo estabelecer essa compreensão de forma a auxiliar os cidadãos a participarem do processo democrático de tomada de decisão e na resolução de problemas relacionados com a ciência e tecnologia. Em muitas áreas estratégicas ao desenvolvimento de um país, decisões são tomadas pelos governos e empresas sem que a população tenha chances de participar. Como exemplo, temos a questão da energia. Apesar das discordâncias, um dos mais graves problemas ambientais hoje, em nível mundial, é o efeito estufa.Nesse contexto, o etanol aparece como um produto cientifico-tecnológico capaz de contribuir para amenizar o aumento do aquecimento global, trazendo vantagens ambientais, sociais e econômicas, especialmente para o Brasil. Muitos especialistas, no entanto, discordam, considerando que, apesar do etanol ser uma das grandes apostas na geração de energia limpa e renovável, de energia limpa não tem nada. Essas discussões não chegam à sala de aula, especialmente nos ensinos fundamental e médio. No entanto, a implantação de uma educação CTS-A exige a compreensão de como os alunos percebem a dinâmica de interações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Assim, a geração de indicadores tem sido buscada e aperfeiçoada de forma a reproduzir com segurança as atitudes CTS-A dos educandos. O Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS) projeto de uma investigação cooperativa internacional que tem esse propósito (financiado pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha). Participam do projeto mais de trinta (30) grupos de pesquisa de instituições e regiões de línguas ibéricas (espanhol e português) de onze (11) países, dentre os quais, o Brasil. Este trabalho, de natureza quantitativa/qualitativa, faz uso do questionário VOSTS de atitudes, adaptado para o projeto PIEARCTS, e tem por objetivo investigar quais são as atitudes de alunos de ensino médio de uma região sucroalcoleira em relação à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário de respostas múltiplas e com a formação de grupos focais, cujo tema de discussão foi a produção de etanol. Este tem um significado real para os alunos, além de ser um tema controverso, indicado como recurso educativo nos processos de ensino-aprendizagem no âmbito CTS. Em geral, os alunos possuem ideias ingênuas sobre as relações CTS precisando ser auxiliados a refletir sobre os desafios postos pela Ciência e Tecnologia no mundo atual.
Abstract
The uncritical and decontextualized training of science and technology offered by traditional teaching no only hasn’t encouraged the formation of people with a greater understanding of science and technology but also its implications for social life. The Movement Science, Technology, Society (CTS), emerged in the years 1960’s and 1970’s in developed countries, has as aim establish this comprehension in order to help the citizens to make part of democratic process decision and in a solutions of problems related with science and technology. In many strategist areas to development of a country, decisions are taken by governments and enterprise without participation of people. As an example, we have the issue of energy, that, despite of disagreements, one of the most serious environmental problems, nowadays, in worldwide level, is the greenhouse effect. In this context, the ethanol appears as a scientific-technological product that is able to help to reduce of increasing of global warming, bringing environment, social and economic, advantages, especially for Brazil. Many experts, however, disagree, considering that, despite of the ethanol to be one of the greatest investments best in the generation of clean and, renewable energy, it hasn’t nothing of clean. These discussions do not reach the classroom, especially in elementaries and high school. However, the implementation of one CTS-A, education requires an comprehension of how students realize the dynamics of interactions among Science, Technology, Society and Environment. So, the generation of indicators has been sought and perfected to reproduce safely the attitudes of the students in relation to CTS-A. The Ibero-American Project for the Evaluation of Attitudes Related to Science, Technology and Society (PIEARCTS) is an international cooperative investigation that has this purpose. The project involves more than thirty (30) research groups, institutions and Iberian languages areas (Spanish and Portuguese) of eleven (11) countries, among them Brazil. This work, quantitative / qualitative aspect, makes use of the questionary of attitudes PIEARCTS CTS projects. And has as aim to investigate what are the attitudes of high school students from a region that produces sugar and alcohol regarding Science, Technology, Society and Environment. The data were obtained with a questionnaire of multiple responses; and the formation of focus groups, the topic of discussion was the production of ethanol. This has a real meaning for the students, besides being a controversial issue, is indicated as an educational resource in the Teaching-learning in CTS. In general, students have naive ideas about CTS relationship, and they must be helped to reflect about the challenges faced and pust and by science and technology in word nowadays.