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Título
VIVÊNCIAS E EXPRESSÕES: UM ESTUDO DOS SENTIDOS PRODUZIDOS POR UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Orientador
MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Autor
CAROLINA BRAGHINI
Palavra chave
ENSINO DE ARTES - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - PRÁTICAS EDUCATIVAS...
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS EXATAS E DA
Data da defesa
01/01/2010
Nº Downloads
1380
Resumo
As turmas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) são compostas em sua maioria por alunos que em algum momento de suas vidas abandonaram a escola ou nunca tiveram acesso a ela. O aprendizado para eles é uma forma não só de garantir uma melhor oportunidade de trabalho, mas também de incluírem-se socialmente. Desde meu primeiro contato com alunos da EJA em 2006, percebi imediatamente o conceito pragmático que eles têm da escola, onde esperam estudar apenas as disciplinas tradicionais, ou seja, aquelas que os auxiliam a ler, escrever e fazer contas. Porém, as experiências vividas por estes alunos remetem a inúmeras espécies de saber, adquiridos ao longo de uma história de vida. Se bem trabalhados em sala de aula, esses conhecimentos subsidiam favoravelmente a construção do saber artístico. Esta dissertação tem como objetivo analisar os sentidos produzidos em relação à arte, criação e a própria imagem do artista, por alunos da Educação de Jovens e Adultos através de uma experiência artística vivenciada em uma Escola Estadual de Piracicaba entre 2006 e 2007. Como professora destes alunos, optei por desenvolver um trabalho que mudasse o conceito negativo de arte que eles possuíam e também que contribuísse para o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e valorização do humano. O estudo está fundamentado nas proposições de Vygotsky que, em sua teoria, nos apresenta contribuições relevantes para olhar a natureza social do processo de desenvolvimento e constituição humana. Assim, compreende-se o homem como um ser histórico que procura recuperar o seu espaço de sujeito, sendo influenciado pelo meio, mas voltando-se sobre ele para transformá-lo. O aspecto social é condição para a capacidade de simbolização e é através da interação social que as ações e objetos vão impregnar-se de significados e sofrerão transformações qualitativas que resultam em processo de simbolização. Para conhecer o significado dado pelos ex-alunos à experiência artística que tiveram fiz entrevistas individuais e coletivas com alguns deles. Os dados mostram que são muitos os sentidos produzidos pelos alunos durante as aulas de arte: a autoestima restaurada, o ser humano sendo capaz de criar, o olhar diferenciado e crítico para o mundo a sua volta, e a troca de experiências entre colegas de classe. São sentidos que vão além da sala de aula, e que apontam para possibilidades e necessidades de mudanças no ensino de artes.
Abstract
The classes of Young and Adults' Education (EJA, the abbreviation in Portuguese) are, in its majority, composed of students that abandoned school at some moment in their lives or have never had access to it. For them the learning process is not only a way of guaranteeing a better job position, but also to be socially included. Since 2006 in my first contact with the EJA students, I realized at once the pragmatic concept they have about School, where expect to only study the traditional subjects, that is, those that help them to read, write and calculate. However, their experiences refer to a countless variety of information, obtained over the years. With good instruction and follow-up, all this information can fortunately help the construction of an artistic knowledge. The objective of this dissertation is to analyse the perceptions produced by the students of Young and Adults' Education through artistic experience at a Public School in Piracicaba between 2006/2007. As the students' teacher, I've chosen to develop a work that would change their negative concept of art that they have and also to contribute with the growth of sensibility, creativity and human values. The study is based on Vygotsky's statement that, in his theory, introduce us relevant contribution to look at the social nature of human being's constitution and development process. Therefore, to comprehend humans as a historic being that seeks to recuperate his space of individual, affected by the environment, but that turns back to transform it. Social aspect is a condition for the symbolizing capacity and is through social interaction that objects and actions will be filled up with meaning and suffer sorts of transformation that will result in the symbolizing process. To know the meaning of an artistic experience given by the former students I've done some individual and group interviews. The report have shown the amount of perceptions produced by the students while in art classes: self-respect restored, the capacity of human being creativity, a distinguished and critic look to the world around, exchanging experience among the classmates. This perceptions go beyond the classroom and indicates the demand and possibilities of change in the art education.