Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

MARTHA WATTS: UM OLHAR SOBRE O BRASIL

Orientador

ADEMIR GEBARA

Autor

LILIAN SARAT DE OLIVEIRA

Palavra chave

EDUCACAO, REPRESENTACAO, CIVILIDADE

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

31/03/2006

Nº Downloads

1665

Resumo

O Brasil em fins do século XIX, recebeu em seus portos diversos estrangeiros de várias nacionalidades, entre eles estavam os americanos. Muitos destes estrangeiros eram missionários protestantes que acalentavam em seus sonhos a possibilidade de evangelizar o Brasil, já que o mesmo era um país católico, e, por isso visto por estes, como um campo fértil para disseminação de suas idéias religiosas. Miss. Martha Watts fez parte destes grupos de estrangeiros protestantes que aqui vieram, com o objetivo claro de evangelizar o país através da educação. Sua história nos é contada, principalmente, através de cartas enviadas por ela aos Estados Unidos para informar as mulheres metodistas que sustentavam a missão, sobre o seu trabalho. Nestas cartas podemos observar a representação de uma educadora estrangeiras do Brasil no século XIX. Deste modo a presente pesquisa busca analisar através do conceito de representação a imagem construída por esta estrangeira do nosso país, através de suas missivas que nos trazem informações de temas variados como: religião, costumes, educação, escravidão, mulheres e também sobre a cidade de Piracicaba, lugar escolhido pela Igreja Metodista do Sul dos Estados Unidos para a abertura do Colégio Metodista conhecido até os nossos dias como Piracicabano, embrião da Universidade Metodista de Piracicaba. Miss Martha Watts através da educação procurou levar aos brasileiros, os pressupostos da fé protestante, a saída para um país que em sua visão, vivia nas trevas da ignorância por ser católico e idólatra. Por isso abriu várias escolas, tanto em Piracicaba, quanto no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Pensava ela que evangelizando o país este poderia se tornar civilizado e a educação era a sua principal arma para isso. Nesta tarefa incansável ela produziu sua própria representação de Brasil, implícita em suas cartas. Em sua visão o Brasil era um país atrasado, idólatra e por isso não civilizado. Deste modo a solução estaria na religião protestante e num sistema de educação moderno, tendo como base a Bíblia. Suas cartas nos demonstraram sua militância e engajamento nesta causa missionária e sua estratégia para alcançar o coração e mentes dos brasileiros foram a religião e a educação: pilares da educação Metodista no Brasil do século XIX. PALAVRAS-CHAVE: Educação, representação, civilidade.

Abstract

At the end of the XIX century, Brazil received through its many ports foreigners from various countries including Americans. Many of these foreigners were protestant missionaries quo dreamed of the possibility of evangelizing Brazil, a Catholic country which they saw as fertile ground for disseminating their religious ideas. Miss Martha Watts was part of this group of protestant foreigners who came here with the clear objective of evangelizing the country through education. Her story is told us primarily through letters sent to the United States to inform the Methodist women who supported the mission of her work. In these letters we can observe the representation of a foreign educator in Brazil in the XIX century. The present research analyzes through the concept of representation the image built by this foreigner of our country, through her letters that offer information on several topics such as: religion, customs, education, slavery, and women. It also tells us about the city of Piracicaba, the place chosen by the Methodist Church South of the United States for the opening of the Methodist School, known until now as the Piracicabano, embryo of the Methodist University of Piracicaba. Through education, Miss Martha Watts attempted to bring to Brazilians the principles of protestant faith, which in her perspective was the way out for a country which lived in ignorance due to Catholicism and idolatry. For this reason, many schools were opened in Piracicaba as well as in Rio de Janeiro, Belo Horizonte and Juiz de Fora. She thought that by evangelizing the country it would become civilized and education was her principal weapon. Within this untiring task, she produced her own representation of Brazil, implicit in her letters. In her perspective, Brazil was a backward, idolatrous, uncivilized country. For this reason the solution was in the protestant religion and in a modern educational system with a basis in the Bible. Her letters show us her militancy and dedication to this missionary cause and her strategy for reaching the hearts and minds of the Brazilians was religion and education: pillars of Methodist education in Brazil in the XIX century. KEYWORDS: Education, representation, civility.