Visualização do documento
Título
LEITURA: A PRÁTICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Orientador
MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Autor
ANA MARIA RIEN PEREZ
Palavra chave
PRÁTICAS DE LEITURA- LEITURA- ENSINO MÉDIO.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
25/02/2010
Nº Downloads
1389
Resumo
A escola configura-se como um espaço em que o conhecimento é partilhado e produzido na relação entre professores e alunos de uma maneira sistematizada. Através da leitura o aluno tem acesso ao conhecimento e pode construir sentidos diversos sobre o mundo e sobre o homem. Nesta pesquisa tenho como objeto de estudo o olhar de alunos do ensino médio sobre as práticas de leitura. Além de uma entrevista coletiva com onze alunos, entrevistei uma coordenadora pedagógica, uma bibliotecária e duas professoras de uma escola, no interior de São Paulo. O conjunto dos depoimentos que compõe o corpus da pesquisa foi organizado em cinco unidades temáticas: 1) As percepções da escola sobre o incentivo à leitura (o que a escola está revelando entender); 2) O discurso e o fazer pedagógico; 3) As percepções dos alunos sobre as práticas familiares de leitura; 4) As percepções dos alunos sobre a leitura e; 5) As percepções dos alunos sobre as práticas escolares de leitura. A partir disso, foi possível identificar a dicotomia existente entre as práticas da escola relacionadas com a leitura e o significado que os alunos dão para esta prática. Os alunos revelaram que não se sentem motivados pela escola para ler o que esta sugere e que seus interesses de leitura não estão diretamente ligados às propostas educacionais da escola. A pesquisa nos leva a concluir que as leituras realizadas pelos alunos recebem influência de outras instâncias sociais e que a escola representa apenas um dos contextos possíveis para o incentivo à leitura, mas não o único.
Abstract
The school is considered as a space where the knowledge is shared and provided in a systematized way in the relationship between teachers and students. The student is able to achieve knowledge through reading and is able to construct several meanings about the world and society. In this research my object of studying is how the students see the reading practices in High School. Besides interviewing eleven students, I also interviewed a pedagogical coordinator, a librarian, and two teachers from a school in the interior of Sao Paulo. The corpus of this study was organized in five thematic units: 1) The school perception about the enhancement of reading practices; 2) The speech and the pedagogical practice; 3) The students. perception about their family practices of reading; 4) The students. perception about reading; 5) The students. perception about the school practices of reading. From that point of view it was possible to identify the dichotomy between the school practices related to reading and the meaning the students give to such practice. The students revealed they don.t feel motivated by what the school suggests because their reading interests have not been according to the school educational purposes. This research leads us to consider that the students. readings are influenced by other social instances and that the school represents only one instance among many others.