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Título
A ÉTICA COMO TEMA TRANSVERSAL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A QUESTÃO DA AUTONOMIA.
Orientador
NILCE MARIA ALTENFELDER SILVA DE ARRUDA CAMPOS
Autor
TATIANA GOMES
Palavra chave
ética, autonomia, parâmetros curriculares nacionais.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/12/2010
Nº Downloads
10199
Resumo
A presente dissertação traz como temática indagações que se relacionam a dimensão emacipadora/repressora do ser humano na educação formal do homem contemporâneo a partir do pensamento ético. O estudo realiza-se a partir do método dialético e traz o pressuposto ontológico de que o real é, necessariamente, movimento e que os fenômenos culturais/educacionais devem ser compreendidos como produções históricas sociais. Tem por objetivo analisar a representação do conceito de autonomia no discurso sobre a ética contida nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes ao primeiro ciclo do ensino fundamental, a fim de confrontá-lo com algumas contribuições do pensamento aristotélico presente em “Ética a Nicômacos”, na “Política” e também com as contribuições de Kant no que se refere especialmente à “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”. A relevância das contribuições de Kant e Aristóteles justificam-se pelo fato destes pensadores terem formulado teorias que em medidas distintas parecem refletir nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste sentido buscamos reatualizar suas contribuições nas reflexões sobre o discurso da ética presente nesta diretriz educacional inserida no nível fundamental do ensino formal brasileiro no contexto do capitalismo globalizado. Para tal reflexão além de Kant e Aristóteles, além de outros teóricos, algumas contribuições da Teoria Crítica, são tomadas como referências teóricas. Nessa trajetória nosso estudo pôde apontar algumas contradições no documento no que se refere à questão da autonomia e dessa forma, às limitações e possibilidades em relação ao discurso da ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Abstract
This dissertation features thematic questions that relate the extent of freedom/repression in formal education to the ethical thinking of the contemporary man. This study was conducted using the dialectical method, and accepts the ontological presumption that reality needs movement and cultural/educational phenomenon must be understood as social historical productions. The objective is to analyze the concept of autonomy in the discourse concerning the ethics within the transversal themes of the National Curriculum Guidelines referring to the first cycle of basic education. These concepts will be discussed in relation to Aristotelian thought highlighted in “Nicomachean Ethics” and “Politics”. Furthermore, the works of Kant will also be utilized, in particular “Groundwork of the Metaphysics of Morals”. The relevance of these works is justified by the fact that their theories employ measures which are reflected in the National Curriculum Guidelines. Consequently, this article, seeks to apply these theories to the discourse on ethics present in the educational guidelines of the fundamental level of formal education, in the Brazilian context of globalized capitalism. Beyond the works of Kant, Aristotle, and other theorists, some contributions pertaining to Critical Theory will be included as theoretical references. In this way our study will draw attention to some contradictions in the document regarding the issue of autonomy, and thus the constraints and possibilities in relation to the discourse of ethics in the National Curriculum Guidelines.