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Título
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA, DA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO, E DE SUAS CORRELAÇÕES EM EMPRESAS DO SETOR DE MÁQUINAS-FERRAMENTA
Orientador
Rosangela Maria Vanalle
Autor
Sérgio Ricardo de Carvalho Neves
Palavra chave
Estratégia Competitiva, Estratégia de Produção e
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/12/1999
Nº Downloads
751
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar e analisar a Estratégia Competitiva, a Estratégia d e Produção, e a relação existente entre ambas em empresas de máquinas-ferramenta nacional. Para tal, foi utilizada uma sistematização de contribuições bibliográficas recentes sobre a Estratégia Competitiva e a Estratégia de Produção; um estudo sobre a evo lução da indústria de máquinas-ferramenta dentro do setor de bens de capital nacional; e, uma pesquisa empírica de caráter exploratório. A pesquisa empírica comportou os estudos de caso de duas empresas de máquinas-ferramenta , no período de 1995 à 1998. Os dados obtidos nos estudos de caso evidenciaram que existe uma sinergia entre a Estratégia Competitiva e a Estratégia de Produção das empresas estudadas, o que permite uma elaboração das estratégias de forma mais consistente com a realidade apresentada pela empresa. As empresas apresentaram uma postura estratégica voltada à diferenciação dentro de um mercado focado e, a implantação de suas prioridades competitivas, ocorreram sem a observância de incompatibilidades.
Abstract
The objective of this work is to identify and analyze the Competitive Strategy, the Manufacturing Strategy, and the existent relationship between both in national machine-tool companies. To do so, a systematization of recent bibliographical contributions about the Competitive Strategy and the Manufacturing Strategy, a study about the evolution of the machine-tool industry inside the sector of goods of national capital, and an empirical research of exploratory character were used. The empirical research held the studies of case of two machine-tool companies, in the period from 1995 to 1998. The data obtained in the studies of case evidenced that a synergy exists between the Competitive Strategy and the Manufacturing Strategy of the studied companies, which allows an elaboration of the strategies in a more consistent way with the reality presented by the company. The companies presented a strategic posture directed to the differentiation inside a focused market and the implantation of their competitive priorities, happened without the observance of incompatibilities.