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Título

ORALIDADE: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO

Orientador

MARIA CECÍLIA RAFAEL DE GOES

Autor

SÔNIA CRISTINA PAVANELLI DAROS

Palavra chave

ORALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

22/02/2006

Nº Downloads

13298

Resumo

A tradição escolar tem privilegiado a modalidade escrita da língua materna como objeto de estudo e de ensino. Quando focaliza a atenção na modalidade oral limitase à utilização do recurso da expressão oral como atividade de entendimento do texto escrito. Nos últimos anos, linhas de investigação desenvolvidas na Lingüística, apoiadas nas contribuições de Bakhtin sobre linguagem, têm possibilitado uma abordagem da oralidade no interior das diferentes práticas sociais, propondo que se opere com a identificação dos gêneros orais, destacando o lugar privilegiado que o oral ocupa para observação da interação. Nesse sentido, a chegada da modalidade oral à sala de aula no Brasil tem sido discutida, cada vez mais, como um empreendimento necessário. Atesta esse fato a incorporação do ensino da língua falada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esse empreendimento, entretanto, não tem sido tarefa simples e sua inclusão tem incitado diferentes debates. A análise da minha atuação docente em diferentes situações em que a oralidade foi incorporada e a realização de entrevistas com professores de língua portuguesa, com objetivo de examinar as condições existentes para o tratamento desse tema no ensino fundamental, permitiram-me a organização de indicadores para uma discussão que pode contribuir para o debate geral que tem sido realizado sobre diferentes práticas pedagógicas visando a incorporação da oralidade às propostas de ensino de língua materna. Esses dados indicadores autorizam-me a afirmar a viabilidade dos estudos de oralidade em aulas de língua materna, sobretudo porque essa inclusão possibilita a observação da língua em pleno funcionamento; autorizam-me, ainda, a afirmar que esses estudos serão instalados processualmente, sendo indispensável a capacitação dos professores para o tratamento dessa matéria, tanto daqueles que são licenciados, através de cursos de formação continuada, quanto através da incorporação dessa área de estudos nos cursos de formação inicial de professores.

Abstract

School has traditionally privileged written modality as the object of knowledge about the mother tongue and, therefore, as the main or exclusive object of teaching. When oral communication is involved, its use is limited as a resource of oral expression in comprehension activities of the written text. Over the last few years, research lines developed by Linguistics, supported by Bakhtin’s contributions on language, have enabled an approach to orality within different social practices, proposing forms of work that encompasses the oral genres and emphasizing the special locus that oral communication occupies in the observation of interaction. Thus, the inclusion of oral communication in Brazilian classrooms has been increasingly discussed as a necessary initiative. The incorporation of the teaching of spoken language by the National Curricular Parameters supports this fact. This enterprise, however, has not been a simple task and its inclusion has promoted different debates. Based on an analysis of my own teaching experience in different situations in which oral communication was incorporated, as well as interviews with teachers of Portuguese Language made in order to verify the existing conditions for the regard to this theme in the schools, I sought to organize a set of conceptual issues for a discussion that can contribute to the general debate that has taken place concerning different pedagogical practices aiming at the incorporation of oral communication to mother tongue teaching proposals. These findings allow me to state the viability of oral communication studies in classes of Portuguese as a mother tongue, especially because this inclusion enables the observation of language in its occurrence. They also allow me to foresee that these studies will gradually be implemented, making indispensable the training of teachers for dealing with this subject, both to those who are already in service, through continued education projects, and those who are still being formed in the universities.