Visualização do documento
Título
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Orientador
ROSELI PACHECO SCHNETZLER
Autor
BRUNA CAROLINA MENDES BELEZE
Palavra chave
DISTANCIAMENTOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
22/02/2006
Nº Downloads
1072
Resumo
Esta pesquisa aborda a formação continuada de professores de Matemática ao investigar distanciamentos e aproximações entre o que tem sido proposto pela pesquisa na área da Educação Matemática e opiniões de professores sobre programas de formação continuada nos quais participaram. Para tal, procede-se a uma revisão da literatura para captar as principais críticas e propostas de melhoria de programas de formação continuada e entrevistam-se professores. À luz dos referenciais sobre racionalidade técnica, racionalidade prática e tendências da Educação Matemática, foram analisados 7 (sete) programas de formação continuada e 6 (seis) depoimentos de professores com períodos diferenciados de experiência no magistério. Os resultados obtidos, através de análise de conteúdo qualitativa de teses, artigos e livros sobre formação continuada em Matemática e das transcrições das entrevistas, evidenciam que programas de formação continuada nos quais os professores participaram foram pautados em moldes da racionalidade técnica e pouco contribuíram para a melhoria da prática docente. Nesse sentido, distanciam-se do que tem sido proposto pela pesquisa na área, que vem priorizando a formação continuada centrada em problemas da prática dos professores, segundo moldes da racionalidade prática, proposta que, por sua vez, se aproxima das sugestões apresentadas pelos professores no sentido de tornar ações de formação continuada mais eficazes para seu desenvolvimento profissional e melhoria da prática docente.
Abstract