Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Orientador

ROSELI PACHECO SCHNETZLER

Autor

BRUNA CAROLINA MENDES BELEZE

Palavra chave

DISTANCIAMENTOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

22/02/2006

Nº Downloads

1072

Resumo

Esta pesquisa aborda a formação continuada de professores de Matemática ao investigar distanciamentos e aproximações entre o que tem sido proposto pela pesquisa na área da Educação Matemática e opiniões de professores sobre programas de formação continuada nos quais participaram. Para tal, procede-se a uma revisão da literatura para captar as principais críticas e propostas de melhoria de programas de formação continuada e entrevistam-se professores. À luz dos referenciais sobre racionalidade técnica, racionalidade prática e tendências da Educação Matemática, foram analisados 7 (sete) programas de formação continuada e 6 (seis) depoimentos de professores com períodos diferenciados de experiência no magistério. Os resultados obtidos, através de análise de conteúdo qualitativa de teses, artigos e livros sobre formação continuada em Matemática e das transcrições das entrevistas, evidenciam que programas de formação continuada nos quais os professores participaram foram pautados em moldes da racionalidade técnica e pouco contribuíram para a melhoria da prática docente. Nesse sentido, distanciam-se do que tem sido proposto pela pesquisa na área, que vem priorizando a formação continuada centrada em problemas da prática dos professores, segundo moldes da racionalidade prática, proposta que, por sua vez, se aproxima das sugestões apresentadas pelos professores no sentido de tornar ações de formação continuada mais eficazes para seu desenvolvimento profissional e melhoria da prática docente.

Abstract