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Título

A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação.

Orientador

José Maria de Paiva

Autor

Raquel Alves de Carvalho

Palavra chave

Educação do Campo, Sertão, Povos do Campo e Identidade

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

21502

Resumo

O presente trabalho refere-se à questão da construção da identidade e da cultura camponesa no Brasil, a partir dos discursos e imagens veiculadas no final do século XIX até meados do século XX. Período em que o Brasil era pensado de forma dividida, ou seja, sertão e litoral, sendo que o sertão e seu povo deveriam ser incorporados ao litoral para se tornarem modernos e progressistas. Recuperar o conceito de sertão e litoral que é desenvolvido no pensamento social brasileiro neste período nos ajuda entender o contexto histórico do campo brasileiro, começando por seu período de glória até o processo que já alguns anos tem se perpetuado, a saber, a tentativa de desqualificação deste território e sua gente. Para compreender como esse processo de desqualificação vai ocorrendo analisamos os discursos professados por alguns escritores da nação no final do século XIX e início do século XX, como Monteiro Lobato, Olavo Bilac, e em especial Euclides da Cunha, discursos que se configura avançado para a época na qual foram proferidos, e tornou referência para pensar o sertão e o sertanejo nos dias atuais, contudo, hoje tais discursos se figura como preconceitos por não terem sido ressignificados. Num segundo momento buscamos reconhecer nos discursos atuais os discursos de tais escritores do sertão. Para tanto, optamos em analisar a presença ou ausência do sertão/campo e os sertanejos/povos do campo nos livros didáticos, ou seja, qual a concepção de campo e dos povos do campo presente na escola hoje a partir de uma referência importante que são os livros didáticos. Entendemos ser esse um instrumento ideológico importante e que para grande parte dos estudantes do ensino público é o único livro ao que tem acesso no cotidiano. A análise foi desenvolvida em dois momentos, sendo que o primeiro trata da análise de livros até a década de 1990, e o segundo momento dos livros indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD de 2009 e utilizados em 2010, sendo que foram utilizados apenas os mais escolhidos, segundo tabela de compras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Por fim, refletimos sobre o importante papel que a educação desempenha na perpetuação de preconceitos ou na tentativa de modificações. Acreditamos que educar para a diversidade não significa apenas reconhecer o outro como diferente, mas refletir sobre as relações e a garantia dos direitos de todos, bem como a valorização das singularidades. E a escola é o espaço sociocultural em que as diferentes identidades se encontram e se constituem, caracterizando-se, portanto, como um dos espaços mais importantes para se educar com vias ao respeito às diferenças e, sobretudo não transformando-as em desigualdades. Em síntese este estudo tem por objetivo problematizar o processo de constituição de uma etnografia sobre os sertanejos/povos do campo no Brasil, a partir da práxis do “dominador”, abrangendo as representações que se elaboraram e veicularam acerca destes povos a partir do final do século XIX, sua repercussão nos dias de hoje e, sobretudo, no reconhecimento das diferenças, desfazendo a dicotomia estabelecida entre povos do campo e da cidade, entre o “sertão e o litoral”, bem como na valorização do modo de vida, seus saberes e seu valor cultural na construção da identidade social brasileira.

Abstract

This thesis discusses the peasant identity and culture construction in Brazil from the analysis of speeches and images spread from the end of the 19th century until the early 20th century. This was a period in which Brazil was conceived as being composed of two parts – a hinterland and a coast region – of which the first one and its people should be incorporated to the second to become modern and progressive. Retaking those concepts of hinterland and coast region which were elaborated by the Brazilian social thought during that period helps understanding Brazilian countryside historical context. The analysis covers the countryside glorious period through the study of the long and continuing process of undervaluing its territory and people. To understand how this undervaluing process takes place we studied some speeches made by Nation writers, like Monteiro Lobato, Olavo Bilac and, especially, Euclides da Cunha, who wrote from the end of the 19th century to the early 20th century. Such speeches were considered progressive at the time they were made, but became at the present a reference to think the hinterland and the sertanejo, the individual who lives in the backcountry. Nevertheless, such speeches are misinterpreted today as they were not revised or restudied. In a second part, we tried to identify in the present speeches signs from the backcountry writers’ speeches. For that reason we chose to identify in the textbooks the presence or the absence of the hinterland/countryside and of the sertanejos/countryside people. Our objective was to understand which worldviews about the hinterland and countryside people are being adopted in today’s school from the use of this important reference which are the textbooks. We understand those books are important ideological instruments and the only book the majority of public school students have access to routinely. Our observation was developed in two different stages. First, books published until the 1990’s were analyzed. Second, it focused books indicated in 2009 by the National Program of the Text Book (PNLD, abbreviation in Portuguese which stands for Programa Nacional do Livro Didático) and utilized in 2010. It is important to notice that from those PNLD indicated books we chose to analyze only the most used, as per the National Fund for Education Development (FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) table of purchases. In conclusion, we considered the important role which education has in the in prejudice perpetuation or in the attempt to change it. We believe that educating in diversity does not mean only to recognize the other as different, but to think about other relations and to recognize everybody rights, as well as to value all singularities in this context. And the school is the social and cultural space in which different identities meet and constitute themselves, being, therefore, one of the most important spaces to educate aiming to respect differences and, above all, not transforming those differences into inequalities. In sum, this study goal is to render problematic the constitutive process of a ethnography about the sertanejos/countryside people in Brazil from the “dominator” praxis, embracing the representations elaborated and spread about those people from the end of the 19th century, their repercussions today and, mainly, the recognition of differences, undoing the dichotomy set between countryside and urban people, between the “hinterland and the coast region”, as well as valuing the way of life, their knowledge and their cultural value in the construction of the Brazilian social identity.