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Título
A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação.
Orientador
José Maria de Paiva
Autor
Raquel Alves de Carvalho
Palavra chave
Educação do Campo, Sertão, Povos do Campo e Identidade
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2011
Nº Downloads
21502
Resumo
O presente trabalho refere-se à questão da construção da identidade e da cultura
camponesa no Brasil, a partir dos discursos e imagens veiculadas no final do século
XIX até meados do século XX. Período em que o Brasil era pensado de forma dividida,
ou seja, sertão e litoral, sendo que o sertão e seu povo deveriam ser incorporados ao
litoral para se tornarem modernos e progressistas. Recuperar o conceito de sertão e
litoral que é desenvolvido no pensamento social brasileiro neste período nos ajuda
entender o contexto histórico do campo brasileiro, começando por seu período de glória
até o processo que já alguns anos tem se perpetuado, a saber, a tentativa de
desqualificação deste território e sua gente. Para compreender como esse processo de
desqualificação vai ocorrendo analisamos os discursos professados por alguns escritores
da nação no final do século XIX e início do século XX, como Monteiro Lobato, Olavo
Bilac, e em especial Euclides da Cunha, discursos que se configura avançado para a
época na qual foram proferidos, e tornou referência para pensar o sertão e o sertanejo
nos dias atuais, contudo, hoje tais discursos se figura como preconceitos por não terem
sido ressignificados. Num segundo momento buscamos reconhecer nos discursos atuais
os discursos de tais escritores do sertão. Para tanto, optamos em analisar a presença ou
ausência do sertão/campo e os sertanejos/povos do campo nos livros didáticos, ou seja,
qual a concepção de campo e dos povos do campo presente na escola hoje a partir de
uma referência importante que são os livros didáticos. Entendemos ser esse um
instrumento ideológico importante e que para grande parte dos estudantes do ensino
público é o único livro ao que tem acesso no cotidiano. A análise foi desenvolvida em
dois momentos, sendo que o primeiro trata da análise de livros até a década de 1990, e o
segundo momento dos livros indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático -
PNLD de 2009 e utilizados em 2010, sendo que foram utilizados apenas os mais
escolhidos, segundo tabela de compras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação - FNDE. Por fim, refletimos sobre o importante papel que a educação
desempenha na perpetuação de preconceitos ou na tentativa de modificações.
Acreditamos que educar para a diversidade não significa apenas reconhecer o outro
como diferente, mas refletir sobre as relações e a garantia dos direitos de todos, bem
como a valorização das singularidades. E a escola é o espaço sociocultural em que as
diferentes identidades se encontram e se constituem, caracterizando-se, portanto, como
um dos espaços mais importantes para se educar com vias ao respeito às diferenças e,
sobretudo não transformando-as em desigualdades. Em síntese este estudo tem por
objetivo problematizar o processo de constituição de uma etnografia sobre os
sertanejos/povos do campo no Brasil, a partir da práxis do “dominador”, abrangendo as
representações que se elaboraram e veicularam acerca destes povos a partir do final do
século XIX, sua repercussão nos dias de hoje e, sobretudo, no reconhecimento das
diferenças, desfazendo a dicotomia estabelecida entre povos do campo e da cidade,
entre o “sertão e o litoral”, bem como na valorização do modo de vida, seus saberes e
seu valor cultural na construção da identidade social brasileira.
Abstract
This thesis discusses the peasant identity and culture construction in Brazil from the
analysis of speeches and images spread from the end of the 19th century until the early
20th century. This was a period in which Brazil was conceived as being composed of
two parts – a hinterland and a coast region – of which the first one and its people should
be incorporated to the second to become modern and progressive. Retaking those
concepts of hinterland and coast region which were elaborated by the Brazilian social
thought during that period helps understanding Brazilian countryside historical context.
The analysis covers the countryside glorious period through the study of the long and
continuing process of undervaluing its territory and people. To understand how this
undervaluing process takes place we studied some speeches made by Nation writers,
like Monteiro Lobato, Olavo Bilac and, especially, Euclides da Cunha, who wrote from
the end of the 19th century to the early 20th century. Such speeches were considered
progressive at the time they were made, but became at the present a reference to think
the hinterland and the sertanejo, the individual who lives in the backcountry.
Nevertheless, such speeches are misinterpreted today as they were not revised or restudied.
In a second part, we tried to identify in the present speeches signs from the
backcountry writers’ speeches. For that reason we chose to identify in the textbooks the
presence or the absence of the hinterland/countryside and of the sertanejos/countryside
people. Our objective was to understand which worldviews about the hinterland and
countryside people are being adopted in today’s school from the use of this important
reference which are the textbooks. We understand those books are important ideological
instruments and the only book the majority of public school students have access to
routinely. Our observation was developed in two different stages. First, books published
until the 1990’s were analyzed. Second, it focused books indicated in 2009 by the
National Program of the Text Book (PNLD, abbreviation in Portuguese which stands
for Programa Nacional do Livro Didático) and utilized in 2010. It is important to notice
that from those PNLD indicated books we chose to analyze only the most used, as per
the National Fund for Education Development (FNDE – Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação) table of purchases. In conclusion, we considered the
important role which education has in the in prejudice perpetuation or in the attempt to
change it. We believe that educating in diversity does not mean only to recognize the
other as different, but to think about other relations and to recognize everybody rights,
as well as to value all singularities in this context. And the school is the social and
cultural space in which different identities meet and constitute themselves, being,
therefore, one of the most important spaces to educate aiming to respect differences and,
above all, not transforming those differences into inequalities. In sum, this study goal is
to render problematic the constitutive process of a ethnography about the
sertanejos/countryside people in Brazil from the “dominator” praxis, embracing the
representations elaborated and spread about those people from the end of the 19th
century, their repercussions today and, mainly, the recognition of differences, undoing
the dichotomy set between countryside and urban people, between the “hinterland and
the coast region”, as well as valuing the way of life, their knowledge and their cultural
value in the construction of the Brazilian social identity.