Visualização do documento
Título
PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ANISIO TEIXEIRA
(Influência de Anísio Teixeira na Educação Brasileira)
Orientador
Elias Boaventura
Autor
MARGARETE DE CÁSSIA GOMES
Palavra chave
Educação Brasileira, pensamento educacional, Anísio Teixeira.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2011
Nº Downloads
675
Resumo
O presente estudo refere-se a pesquisa realizada junto ao programa de Pós-
Graduação em educação da Universidade Metodista de Piracicaba com o propósito
de confirmar a influência do educador Anísio Teixeira na Educação Brasileira. Para
atingir esse objetivo primeiramente fizemos um levantamento da vida do educador,
tendo como período delimitado o ano de 1930 a 1935, em um segundo momento
levantamos informações que apresentam relatos e depoimentos de alguns teóricos
que escreveram sobre Anísio Teixeira e por último fizemos estudos de algumas
palavras - chave que são representadas nas obras de Anísio Teixeira para sinalizar o
seu pensamento em relação a educação do país: igualdade e desigualdade, escola
pública, escola nova e ciência, democracia, filosofia, ciência, criança e
aprendizagem e também universidade. Para a realização desse estudo usamos
textos encontrados em artigos e livros impressos e eletrônicos publicados por Anísio
Teixeira e também por vários profissionais e educadores que de alguma maneira
contextualizaram a sua atuação e participação na Educação Brasileira.
Abstract
This study refers to research conducted by the Graduate Program in Education of the
Methodist University of Piracicaba in order to confirm the influence of the educator
Teixeira in Brazilian Education. To achieve this goal we made a first survey of the life
of the educator, with the period defined the years from 1930 to 1935, raised in a
second moment information that present stories and testimonies of some theorists
who wrote about Teixeira and finally we did some studies Key - words that are
represented in the work of Teixeira to signal their thinking about education in the
country: equality and inequality, public school, new school and science, democracy,
philosophy, science, child and learning and also university . To conduct this study we
use theories found in articles and books published by print and electronic Teixeira
and also by many professionals and educators in some way to contextualize his role
and participation in Brazilian Education.