Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ANISIO TEIXEIRA (Influência de Anísio Teixeira na Educação Brasileira)

Orientador

Elias Boaventura

Autor

MARGARETE DE CÁSSIA GOMES

Palavra chave

Educação Brasileira, pensamento educacional, Anísio Teixeira.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

675

Resumo

O presente estudo refere-se a pesquisa realizada junto ao programa de Pós- Graduação em educação da Universidade Metodista de Piracicaba com o propósito de confirmar a influência do educador Anísio Teixeira na Educação Brasileira. Para atingir esse objetivo primeiramente fizemos um levantamento da vida do educador, tendo como período delimitado o ano de 1930 a 1935, em um segundo momento levantamos informações que apresentam relatos e depoimentos de alguns teóricos que escreveram sobre Anísio Teixeira e por último fizemos estudos de algumas palavras - chave que são representadas nas obras de Anísio Teixeira para sinalizar o seu pensamento em relação a educação do país: igualdade e desigualdade, escola pública, escola nova e ciência, democracia, filosofia, ciência, criança e aprendizagem e também universidade. Para a realização desse estudo usamos textos encontrados em artigos e livros impressos e eletrônicos publicados por Anísio Teixeira e também por vários profissionais e educadores que de alguma maneira contextualizaram a sua atuação e participação na Educação Brasileira.

Abstract

This study refers to research conducted by the Graduate Program in Education of the Methodist University of Piracicaba in order to confirm the influence of the educator Teixeira in Brazilian Education. To achieve this goal we made a first survey of the life of the educator, with the period defined the years from 1930 to 1935, raised in a second moment information that present stories and testimonies of some theorists who wrote about Teixeira and finally we did some studies Key - words that are represented in the work of Teixeira to signal their thinking about education in the country: equality and inequality, public school, new school and science, democracy, philosophy, science, child and learning and also university . To conduct this study we use theories found in articles and books published by print and electronic Teixeira and also by many professionals and educators in some way to contextualize his role and participation in Brazilian Education.