Visualização do documento
Título
ARTE, EDUCAÇÃO E NOVAS MÍDIAS: APROPRIAÇÕES BILATERAIS E CONVERGÊNCIAS
Orientador
Bruno Pucci
Autor
JOÃO CARLOS GOIA
Palavra chave
Virtualidade, convergência, interfaces tecnológicas, mediação pedagógica...
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2011
Nº Downloads
1750
Resumo
O universo de possibilidades que as interfaces digitais proporcionam, impulsionaram significativamente a intenção de desenvolver este projeto de dissertação de mestrado. Entender melhor como são utilizados os aparatos tecnológicos e as linguagens artísticas com finalidade de interferir, contribuir, e, por vezes, ressignificar qualquer forma de desenvolvimento humano, neste caso a educação, é a nossa meta. Isso é bastante instigante e desafiador, principalmente quando se fala de segmentos que parecem sobreviver de forma distante, mas que acabam permeando espaços comuns. As novas tecnologias digitais, as formas de expressões artísticas e as ferramentas e modelos educacionais, nunca foram tão testados em conjunto como atualmente, na tentativa de se criarem novas zonas de fronteiras por meio do hibridismo, no caminho intencional, ou não, de uma nova linguagem, mas, acima de tudo, da necessidade de estabelecer um link com a sociedade de características cada vez mais virtuais. A intersecção dessas frentes é uma constante cada vez mais presente em qualquer nível do ensino e foco de estudos ilimitados, principalmente para os pesquisadores que têm interesse na somatória tecnologia-educação, fusão esta que, de forma alguma causa qualquer tipo de estranhamento ao olhar do receptor da sociedade comunicacional, mas sim, é verificado um processo de supervalorização desses aparatos, tanto do ponto de vista publicitário, pelas instituições, quanto do senso comum dos pais, dos alunos e da sociedade de forma geral.
Abstract
The universe of possibilities that digital interfaces provide, significantly boosted the intention of developing this project of Master degree dissertation. Understand better how technological devices and the art languages are used with the purpose of interfering, contribute, and sometimes re-signify any form of human development, in education case is our objective. This is very exciting and challenging, especially when speaking of threads that seem to survive in a distant way, but end up permeating common spaces. The new digital technologies, forms of artistic expression and tools and educational models, have never been tested together like today, in an attempt to create new frontier areas through hybridism, whether intentional or not in the way of a new language, but, above all, the need to establish a link with a society of increasingly virtual characteristics. The intersection of these fronts is a constant more and more present at any level of teaching and research focus unlimited, especially for researchers who are interested in the summation technology and education, a fusion that in any way cause any kind of strange under the communication society recipient look, but rather it is verified an overvaluation process of these devices, both in terms of advertising, institutions, and common sense of parents, students and society in general.