Visualização do documento
Título
SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: Implantação do Balanced Scorecard em uma empresa de serviços
Orientador
José A. A. Salles
Autor
Armando Marchesan Neto
Palavra chave
Balanced Scorecard; Sistemas de Avaliação de Desempenho; Indicadores de...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
27/05/2002
Nº Downloads
19623
Resumo
Tradicionalmente, a maioria das empresas avalia sua performance utilizandose basicamente de indicadores financeiros, desconsiderando os demais fatores envolvidos na sua gestão, que atualmente podem ser tão importantes quanto suas finanças, tais como a satisfação de seus Clientes, a eficiência de seus Processos e o grau de Aprendizado e Crescimento de seus colaboradores. O presente estudo demonstra e analisa a implantação de um Sistema de Avaliação de Desempenho em uma empresa de serviços, baseado na metodologia do Balanced Scorecard. Este sistema estabelece uma relação entre as estratégias adotadas pela empresa e os indicadores de performance mais apropriados para monitorarem as iniciativas empregadas na busca de tais estratégias. Para tanto, buscou-se validar o planejamento estratégico existente na empresa, identificando sua missão, visão e estratégias adotadas, pois este planejamento é a base para a implantação de um scorecard. Após a identificação dos objetivos estratégicos e fatores chave de sucesso para cada perspectiva do scorecard, buscou-se também selecionar os indicadores de resultados de cada perspectiva proposta e os indicadores de tendência para cada fator chave. Finalmente são discutidos os resultados da aplicação da metodologia em empresas de serviços tanto sob a ótica acadêmica quanto empresarial.
Abstract
Traditionally, the most of the companies evaluate their performance by using essentially financial indicators, not considering the other factors involved in their management. Actually, these other factors can be as important as the finance aspect like client satisfaction, process efficiency and employee development. This study shows and analyses the implementation of a Performance Measurement System in a services company, based on the Balanced Scorecard. This system establishes a relation among the company’s strategies and the more appropriate performance indicators to watch the actions to put into operation those strategies. Therefore, the strategic company’s planning was validated, identifying their mission, vision and the applied strategies, for the
reason that this planning is the base of a scorecard implementation. After the identification of the strategic objectives and success key factors for each scorecard perspective, the lagging and leading indicators were also selected. Finally, the results of this study were discussed such as toward the academicals view as the business view.