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Título

ATIVIDADES ESCOLARES ENVOLVENDO ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA ESPECIAL

Orientador

Maria Inês Bacellar Monteiro

Autor

JOSIANE MARIA BONATTO BRAGIN

Palavra chave

autismo – atividades educacionais – abordagem histórico-cultural

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Data da defesa

01/01/2011

Nº Downloads

1152

Resumo

Questões referentes às práticas educacionais com alunos autistas geralmente restringe-se a um trabalho voltado para funções elementares fundamentadas na modificabilidade de comportamentos. Os programas educacionais oferecidos a estes alunos voltam-se para a formação de hábitos que visam treinos de repertórios de apoio, verbais e treinos de interação social tendo como objetivo a redução de comportamentos excessivos, controle de comportamentos considerados inadequados, assim como a manutenção de comportamentos aceitos socialmente, a ampliação da atenção e a concentração do sujeito. Neste estudo, fundamentado na perspectiva histórico-cultural, busco conhecer quais são as experiências que estão sendo proporcionadas aos alunos com diagnóstico de Transtorno Invasivos do Desenvolvimento (autistas), pelas práticas educacionais atuais, compreender que concepções orientam essas práticas e apontar possibilidades alternativas de educação destes alunos. O trabalho de campo consistiu no acompanhamento dos programas oferecidos para alunos diagnosticados como autistas em uma escola de Educação Especial localizada no interior do Estado de São Paulo por um período de um ano. Neste período realizei observações de práticas educativas realizadas em duas salas de aula de alunos diagnosticados autistas, que foram registradas em diário de campo e através de filmagens que foram selecionadas e posteriormente transcritas. Realizei também alguns encontros com duas professoras e duas monitoras nas quais conversamos sobre suas práticas pedagógicas. Estes encontros foram gravados e posteriormente transcritos. A análise do material levou ao estabelecimento de duas unidades temáticas relacionadas aos objetivos propostos neste estudo, ou seja, refletir sobre as atividades escolares que atualmente estão sendo desenvolvidas com autistas. Assim, identifiquei duas unidades temáticas onde minha participação em momentos de práticas pedagógicas levou professores a não apenas retratar a atual condição destes momentos educativos, mas sim colocar em prática uma nova maneira de atuação: 1) Práticas convencionais 2) Práticas desejáveis As análises das observações e entrevistas realizadas permitiram concluir que os alunos autistas vivem experiências escolares, de ensino-aprendizagem, extremamente limitadas, centradas em atividades repetitivas, descontextualizadas e que não permitem aos mesmos o acesso ao conhecimento. Os professores mostram-se insatisfeitos e descontentes com suas ações, mas inseguros para propor mudanças e para criar novas possibilidades de atuação. As marcas históricas de influência do modelo médico-pedagógico e de uma concepção de ensino-aprendizagem baseada no pressuposto de que o ambiente e a experiência determinam o comportamento e a aprendizagem de conteúdos e habilidades, foram identificadas tanto nas observações das atividades realizadas em situações pedagógicas, como nas conversas com os professores e monitores. Foi observada também a possibilidade de mudanças importantes nas práticas pedagógicas quando é dada ao professor a oportunidade de refletir sobre suas práticas e quando suas iniciativas são valorizadas e incentivadas. A simples conversa com as professoras e monitoras envolvidas nesta pesquisa foi suficiente para provocar mudanças, ainda que sutis, em suas ações pedagógicas realizadas com seus alunos autistas. Esta é uma reflexão necessária e ainda muito preliminar sobre a educação de pessoas autistas.

Abstract

Questions concerning the educational practices with students with autism generally restricted to elementary functions based on the modifiability of behavior. Educational programs offered to these students turn to the formation of habits designed to support training of repertoires, verbal and social interaction practice having as its goal the reduction of excessive behavior, controlling behavior deemed inappropriate, as well as the maintenance of behavior socially accepted, the increase in attention and concentration of the subject. In this study, based on historical-cultural perspective, I seek to know what are the experiences that are being offered to students diagnosed with Pervasive Developmental Disorder (autism), the current educational practices, understand concepts that guide these practices and point out alternatives for education of autistic children. Field work consisted in monitoring the programs offered for students diagnosed as autistic at a school for Special Education located in the State of São Paulo for a period of one year. During this period realized observations of some situations of practical educational activities in two classrooms of students diagnosed with autism, which were recorded in daily field and shooted that were selected and transcribed. I conducted several meetings with two teachers and two monitors in which we talked about their teaching. These meetings were recorded and later transcribed. The data analysis led to the establishment of two thematic units related to the objectives proposed in this study, ie, reflect on the school activities that are currently being developed with autism. Thus, I identified two thematic units: 1) Repeat to learn and 2) Discovering possibilities. The analysis of the observations and interviews showed that the autistic students school experiences living, teaching and learning, extremely limited, focusing on repetitive activities, decontextualized and not allow them access to knowledge. The Teachers are dissatisfied and unhappy with his actions, but unsafe to propose changes and to create new possibilities for action. Brands historical influence of the medical-educational and a conception of teaching and learning based on the assumption that the environment and experience determine the behavior and learning content and skills were identified in both the observations of the activities performed in teaching situations and therapeutic as in conversations with teachers and counselors. There was also the possibility of major changes in teaching practices when the teacher is given the opportunity to reflect on their practice and when their efforts are valued and encouraged. A simple conversation with the teachers and caregivers involved in this research was enough to cause changes, even subtle, in their pedagogical actions taken with their autistic students. This is a necessary reflection and still very preliminary education of autistic people.