Visualização do documento
Título
SENTIDOS DA INDISCIPLINA EM REUNIÕES DE HTPC COM PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO
Orientador
RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELO CUNHA
Autor
LÚCIA ELENE DORIGUELO
Palavra chave
Indisciplina, Formação Continuada de Professores, Trabalho Pedagógico Coletivo.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/01/2011
Nº Downloads
723
Resumo
Este trabalho discute os sentidos atribuídos pelos professores do Ensino Médio à indisciplina escolar no contexto de formação do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), em uma escola da rede estadual paulista da região de Piracicaba. O tema das discussões entre os professores, mediadas pela Professora Coordenadora e pesquisadora, foi a indisciplina, sugestão do próprio grupo de professores participantes da investigação. A pesquisa de campo envolveu quatorze professores do Ensino Médio, que se reuniram ao longo de seis encontros, no 2º semestre de 2009. Os dados foram construídos com base nas discussões audiogravadas durante os HTPCs, posteriormente transcritas, e com base em reflexões escritas pelos professores. As discussões foram encaminhadas a partir da reflexão sobre filmes que a Professora Coordenadora reproduziu (Pro dia nascer feliz, 2006; Entre os muros da escola, 2008; e Escritores da Liberdade, 2007), com o intuito de estimular e fomentar as reflexões sobre o tema e responder a questão da pesquisa. Os filmes escolhidos tinham em comum a proposta de retratar o universo da escola e a indisciplina dos alunos, sob diversas perspectivas. Para a problematização dos sentidos da indisciplina foram consultados vários autores, em especial Rego (1996) e Vasconcelos (2004). Zeichner (1992), Azevedo (2004), Silva (2006), Imbernón (2010), Christov (2008), entre outros autores, subsidiaram a discussão sobre a formação continuada dos professores no contexto da escola. Compartilhar no HTPC as experiências e perspectivas sobre a indisciplina, no diálogo alimentado pelos filmes, permitiu que esse grupo de professores explicitasse e ressignificasse não só os sentidos atribuídos à indisciplina mas, também, os sentidos da escola e da profissão docente, tomados como eixos de discussão do trabalho. A dissertação defende que a formação continuada centrada na escola pode, no contexto do HTPC, a partir de discussões e reflexões, instigar, apoiar, criar e potencializar a reflexão docente sobre suas práticas pedagógicas nas escolas. Favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores de modo a contribuir, sobretudo, com a construção de uma escola responsável pela humanização, socialização e ampliação da cultura dos estudantes.
Abstract
This work argues the directions attributed for the professors of High School to the pertaining to school indiscipline in the context of formation of the Collective Pedagogical Work, in a school of the São Paulo state, Piracicaba´s region. The subject of the quarrels between the professors, mediated for the coordinating and teacher´s researching, was the indiscipline, suggestion of the proper group of participant professors of the inquiry. The research´s field involved fourteen professors of High School, who had congregated throughout six meetings, in second semester of 2009. The data had been constructed on the basis of to the quarrels recorded during the Collective Pedagogical Work, later transcribing, and on the basis of reflections written for the professors. The quarrels had been directed from the reflection on films that the Coordinating Teacher reproduced (Pro dia nascer feliz, 2006; Entre os muros da escola, 2008; e Escritores da Liberdade, 2007), with intention to stimulate and to foment the reflections on the subject and to answer the question of the research. The chosen films had in common the proposal to portray the universe of the school and the indiscipline of the pupils, under diverse perspectives. For the direction´s problem of the indiscipline some authors had been consulted, in special Rego (1996) e Vasconcelos (2004). Zeichner (1992), Azevedo (2004), Silva (2006), Imbernón (2010), Christov (2008), among others authors, had subsidized the quarrel on the continued formation of the professors in the context of the school. Sharing the experiences into the Collective Pedagogical Work and perspectives on the indiscipline, and feeding the dialogue for the films, allowed that this group of professors not only explain and be sure about the directions attributed to the indiscipline but, also, the directions of the school and the teaching profession, taken as axles of work quarrel. The dissertation defends that the centered continued formation in the school can, in the context of the Collective Pedagogical Work, from quarrels and reflections, to instigate, to support, to create and make potent to the teaching reflection on its practical pedagogical in the schools. Promoting and favoring the personal and professional development of the professors in order to contribute, over all, with the construction of a responsible school for the humanization, socialization and magnifying of the culture of the students.