Visualização do documento
Título
PROPOSTA DE UM MÉTODO DE ALOCAÇÃO DE DISCIPLINAS EM SALAS DE AULAS BASEADO NO MÉTODO HÚNGARO
Orientador
NÉOCLES ALVES PEREIRA
Autor
ROMILDO MORELATO JUNIOR
Palavra chave
ALOCAÇÃO DE DISCIPLINAS
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
24/03/2003
Nº Downloads
1411
Resumo
Apesar dos enormes avanços que acontecem nas empresas, em termos de
uso de tecnologia, um tipo de problema, que ainda está bastante presente, diz respeito a ma adequada alocação de recursos de maneira a atender aos objetivos das organizações. Tais recursos podem ser monetários, pessoais ou de qualquer outra natureza. Esta situação acontece também em Instituições de Ensino Superior,
pois a falta de procedimentos mais elaborados para uma alocação de recursos, muitas vezes causa um desperdício e gera um descontentamento pelo uso de procedimentos pouco objetivos. Ao analisar o Instituto Maria Imaculada, depara-se com a falta de um procedimento aceitável, que permita a alocação de disciplinas em salas de aulas, mesmo possuindo todos os dados possíveis ao dispor. A grande falha está no
processo de transformação dos dados, pois com este processo bem elaborado, a Instituição de Ensino Superior (I.E.S.) poderia proporcionar e sustentar administrativamente melhor seus recursos.
Assim, é proposto neste trabalho, um procedimento que faça a alocação de
disciplinas em salas de aula, analisado no ambiente do Instituto Maria Imaculada. Porém, será genérico o suficiente para ser aplicado em outras instituições de ensino superior.
O uso de um método particular da programação linear, com o nome de
Método Húngaro, foi o escolhido para resolver o problema, posto que pode resolver por completo a alocação, no que tange a todas as suas dimensões.
Abstract
Despite of the huge developments that occur in companies, through the use of technology, one sort of problem that still exists, is concerning to the adequate resources alocation in way of reaching the goals of the organizations. Such resources can be financial, staff or related to any other nature. This situation also takes place in some universities where for the lack of more elaborated procedures, to acquire resources many times, brings waste and generate dissatisfaction by the using of procedures many times non objectives. Analysing Maria Imaculada Institute, we face an unacceptable procedure that permits the gathering of subjects in classrooms, it doesn’t occur nowadays, even with
all the information at your hands. The great fault is in the processing of data transformation. With this process well elaborated the IES could supply and keep better resources. Nevertheless, it is applied in this research a procedure, that does the gathering of the subjects in classrooms and that can be analysed at Maria Imaculada
Institute, although it will be general enough to be applied to other Institutions. The use of a particular method of linear programing, so called Hungarian Method, was chosen in order to solve the problem, since it can lead with large dimensioned problems.