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Título
ESTRATÉGIAS DO COMPOSTO DE MARKETING NA GESTÃO INDUSTRIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO PÓLO MOVELEIRO DE VOTUPORANGA - SP
Orientador
NADIA KASSOUF PIZZINATTO
Autor
RUI DEZANI
Palavra chave
Competitividade, Estratégia, Composto de Marketing.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
10/02/2004
Nº Downloads
764
Resumo
O trabalho tem por objetivo identificar as estratégias do composto de marketing “4 P´s”, como fator de competitividade no setor industrial, tomando um estudo exploratório no Pólo Moveleiro de Votuporanga –SP. Focou as estratégias relacionadas aos 4 P´s (preço, produto, praça e promoção), como base para a pesquisa de campo, que possibilitou identificar quantitativamente a utilização dessas ferramentas. O levantamento realizado junto a dez empresas do setor, apresenta resultados do posicionamento setorial, que evidencia a concentração
dos esforços da indústria em determinados elementos do composto de
marketing, sugerindo o desequilíbrio na formulação das estratégias. Ao mesmo tempo, o setor apresenta uma acentuada preocupação com a concorrência, em detrimento das necessidades e desejos dos clientes, sugerindo que uma postura de maior equilíbrio na construção de suas estratégias poderia levar o setor a um melhor posicionamento competitivo no mercado.
Abstract
This work has as objective identify the “4P’s” marketing compound strategies as a competitiveness factor in industry, taking as one exploratory study the Furnishing Sector from Votuporanga, São Paulo, Brazil. It focused on the strategies related to 4P’s (product, price, place, promotion) as the basis for a field research, which enabled to identify the quantitative utilization of these tools. The survey, taken within ten companies from the sector, shows the results of the sector position, which evidences the concentration of industry’s efforts on certain elements from the marketing compound, suggesting the
unbalance on the strategies construction. At the same time, the sector shows a high worry with competitiveness, to the detriment of the necessities and desires of the client, which suggests that more balanced posture on the construction of the strategies could give the sector more competitive position in the market.