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Título

ESTRATÉGIAS DO COMPOSTO DE MARKETING NA GESTÃO INDUSTRIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO PÓLO MOVELEIRO DE VOTUPORANGA - SP

Orientador

NADIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

RUI DEZANI

Palavra chave

Competitividade, Estratégia, Composto de Marketing.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

10/02/2004

Nº Downloads

672

Resumo

O trabalho tem por objetivo identificar as estratégias do composto de marketing “4 P´s”, como fator de competitividade no setor industrial, tomando um estudo exploratório no Pólo Moveleiro de Votuporanga –SP. Focou as estratégias relacionadas aos 4 P´s (preço, produto, praça e promoção), como base para a pesquisa de campo, que possibilitou identificar quantitativamente a utilização dessas ferramentas. O levantamento realizado junto a dez empresas do setor, apresenta resultados do posicionamento setorial, que evidencia a concentração dos esforços da indústria em determinados elementos do composto de marketing, sugerindo o desequilíbrio na formulação das estratégias. Ao mesmo tempo, o setor apresenta uma acentuada preocupação com a concorrência, em detrimento das necessidades e desejos dos clientes, sugerindo que uma postura de maior equilíbrio na construção de suas estratégias poderia levar o setor a um melhor posicionamento competitivo no mercado.

Abstract

This work has as objective identify the “4P’s” marketing compound strategies as a competitiveness factor in industry, taking as one exploratory study the Furnishing Sector from Votuporanga, São Paulo, Brazil. It focused on the strategies related to 4P’s (product, price, place, promotion) as the basis for a field research, which enabled to identify the quantitative utilization of these tools. The survey, taken within ten companies from the sector, shows the results of the sector position, which evidences the concentration of industry’s efforts on certain elements from the marketing compound, suggesting the unbalance on the strategies construction. At the same time, the sector shows a high worry with competitiveness, to the detriment of the necessities and desires of the client, which suggests that more balanced posture on the construction of the strategies could give the sector more competitive position in the market.