Visualização do documento
Título
PROPOSTA PARA O ENSINO DA QUALIDADE NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO COM BASE NA EXPERIÊNCIA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Orientador
PAULO A. CAUCHICK MIGUEL
Autor
HUGO LUIZ DE SOUZA
Palavra chave
engenharia de produção; administração; qualidade.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/01/2006
Nº Downloads
1635
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta teórica de inclusão de conteúdos de qualidade para os cursos de graduação em Administração do Estado do Espírito Santo. Para isso, fundamenta-se na experiência no ensino em qualidade, pesquisada nos cursos de graduação em engenharia de produção e também em pesquisa da oferta de conteúdos em qualidade para os cursos de administração ministrados no Espírito Santo. O trabalho apresenta uma retrospectiva histórica da legislação referente à formação da organização curricular da graduação de
engenharia de produção e de administração complementado com os resultados da pesquisa realizada sobre a oferta de conteúdos de qualidade para os cursos objetos do estudo. Os resultados da pesquisa de campo apontam que na graduação de engenharia de produção existe aderência entre o modelo adotado pela ASQ e os conteúdos ofertados nas instituições pesquisadas. Para os cursos de administração
do Espírito Santo não constatou-se aderência com o modelo referenciado. Uma proposta de conteúdos em qualidade para os cursos de administração do Estado do Espírito Santo é apresentada juntamente com as considerações finais e sugestões para trabalhos futuros na finalização do trabalho.
Abstract
The purpose of this dissertation is to present a theoretical proposal of insertion of quality-content subjects in undergraduate-level management courses in the state of Espírito Santo. For such, it is based on the experience of including quality-content subjects from undergraduate-level production engineering courses and also in a field
research on the availability of quality content in management courses offered in Espírito Santo. The work presents a historical retrospective of the legislation regarding curriculum frameworks for production engineering and management undergraduate courses and is complemented with the results of the field research of the availability of quality-content subjects for the courses object of this study. The results of the field research demonstrate that in the production engineering
undergraduate courses, there is an adherence between the ASQ model and the subjects offered by some investiected schools of engineering. In the management undergraduate courses in the state of Espírito Santo, no adherence is observed to the model in reference. At the end of the work, a proposal for quality content in the undergraduate management courses in Espírito Santo is presented along with the final considerations and suggestions for future research.