Visualização do documento
Título
PROBLEMAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM PERÍMETRO E ÁREA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DE 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador
ROSELI PACHECO SCHNETZLER
Autor
JAMILE APARECIDA SAULINO DOS SANTOS
Palavra chave
Grandezas Geométricas, Ensino de Matemática, Formação de Professores.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
04/07/2011
Nº Downloads
14907
Resumo
Neste trabalho são investigados problemas de ensino e de aprendizagem relacionados às Grandezas Geométricas perímetro e área de figuras planas. Orientada pela questão de investigação: Quais são os erros dos alunos na resolução de problemas de perímetro e área de figuras planas, e como os professores de Matemática os analisam?, a pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira com 85 alunos da 7ª série que responderam duas questões retiradas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) de 2007 e 2008, referentes ao cálculo de perímetro e área, e entrevista com 13 desses alunos. A segunda etapa foi realizada com três professores de Matemática que lecionam no Ensino Fundamental, e que são ou foram professores desses alunos. Os objetivos desta pesquisa são: verificar o entendimento dos alunos em relação a problemas de perímetro e área; identificar as possíveis dificuldades vivenciadas por professores de Matemática no ensino desses conceitos, e compreender como estes analisam as produções e os erros dos alunos. As narrativas dos alunos indicam um sério problema de ensino, visto que não há apreensão dos conceitos. Os professores revelam uma formação docente deficitária e práticas tradicionais de ensino restritas à memorização de definições, repetição de exercícios e atividades pouco significativas.
Abstract
This paper sets out to discuss the problems of both teaching and learning problems relating to the Geometric Quantities perimeter and for the area of plane figures. This investigation has been based on the research question: What are the student errors in solving area and perimeter problems of plane figures and how can mathematics teachers analyze them? The research was divided into two stages. The first was conducted on eighty five, seventh grade students who responded to two problems taken from The Sao Paulo State School Performance Evaluation System (SARESP) between 2007 and 2008, relating to perimeter and area calculus. In addition to this, interviews were also conducted with thirteen students from the subject group. The second stage focused on three current and former mathematics teachers of the students involved in the research. This thesis aims to verify the students’ understanding of perimeter and area problems and to identify possible difficulties experienced by mathematics teachers in teaching those concepts, comprehending how they assess their students’ work and mistakes. Student feedback indicates serious teaching problems, suggesting that there is little or in some cases, no understanding of the appropriate concepts. In parallel, teachers reveal poor training as an issue and cite traditional teaching principles as being limited to memory and repetition based practices and ineffective exercise methodologies.