Visualização do documento
Título
A FILOSOFIA NA RATIO STUDIORUM
Orientador
JOSÉ MARIA DE PAIVA
Autor
ADILSON ROBERTO CORRER
Palavra chave
CULTURA QUINHENTISTA, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, HISTÓRIA CULTURAL
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
22/02/2006
Nº Downloads
11879
Resumo
Este estudo consiste numa pesquisa da disciplina Filosofia no plano pedagógico da Companhia de Jesus, a Ratio Studiorum, ensinada no inicio da formação educacional da cultura colonial brasileira, bem como em todo contexto do século XVI, e com traços de influências ainda na atualidade. O objetivo é, através das interpretações, analisar a organização social, a forma social de ser, dessa época, suas dinâmicas de expressão e resposta de vivências. Através de um estudo das regras de formação e ensino das disciplinas do Curso de Filosofia; da constituição do programa pedagógico jesuítico; e das trans(formações) no contexto dominante quinhentista. Contexto que marcava inumeráveis mudanças sociais, palco das grandes expressões de fricção, atrito, ajuste, harmonia dessas mudanças, entre “o velho e o novo” modo-de-ser na sociedade quinhentista, fortemente influenciantes em épocas posteriores. A Filosofia em questão era fruto de uma época distinta da atual e participava no programa pedagógico da Ratio, em que se expressava uma visão de mundo, dominante, ao fator da religiosidade na formação social do século XVI, com suas referências à teoria Medieval do ORBIS CHRISTIANUS, e do desenvolvimento da racionalização da vida com as efervescentes novidades que se apresentavam nesse período. Uma Filosofia atuante como instrumento e funcionalidade à conservação/atualização do modo de ser social vigente.
Abstract