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Título

LETRAMENTO E ENSINO SUPERIOR: O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

EDNA GUIOMAR SALGADO OLIVEIRA GUEDES

Palavra chave

Ensino Superior, professor-formador, práticas de letramento, letramento acadêmic

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

30/08/2010

Nº Downloads

2307

Resumo

Esta pesquisa tem como foco discutir o letramento na perspectiva e no âmbito do Ensino Superior, tendo o professor universitário como protagonista de práticas de letramento em sala de aula. A investigação se fundamenta numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, que concebe o processo de elaboração de conhecimentos como prática social, envolvendo uma relação entre sujeito e objeto de conhecimento mediada por outro sujeito. Esta pesquisa analisa as práticas de letramento do professor universitário; mais especificamente, indagamos: que contribuições professores universitários têm oferecido à formação inicial de futuros professores dos anos iniciais da educação básica, no que diz respeito às práticas de letramento na sala de aula? A pesquisa envolveu uma turma de Pedagogia e duas professoras de uma universidade pública de Minas Gerais. A principal referência de análise foi a observação feita em sala de aula sobre o trabalho dessas professoras envolvendo práticas sociais de leitura e escrita, bem como suas percepções no que diz respeito ao fenômeno do letramento no âmbito universitário. A pesquisa teve como objetivos analisar como o professor universitário cria condições para o acadêmico desenvolver o letramento; compreender como as professoras pesquisadas lidam com seus fazeres em sala de aula no aspecto de práticas de letramento dos alunos; entender as formas de intervenções que pode fazer o professor universitário com suas práticas de letramento nesse espaço educativo. Verificamos a necessidade de ampliar e fundamentar essa discussão com contribuições teóricas de Bakhtin (2003); Soares (2005); Kleiman (1995); Marcuschi (2008); além de autores que discutem a formação de professores, no sentido de refletir sobre a participação dos espaços educativos, em especial o espaço universitário, no processo de construção do(s) letramento(s). A análise dos dados ― observações e entrevistas - apontou que as professoras, em suas práticas dentro da sala de aula, fizeram intervenções que puderam contribuir para o desenvolvimento do letramento dos acadêmicos de forma mais efetiva, mas revela também o quanto o professor universitário tem suas práticas isoladas e solitárias. E, em consequência disso, o desenvolvimento do letramento aparece, mas como um processo ainda muito lento. Contudo, o resultado das análises dá pistas do quão necessário se faz trabalhar e discutir, no âmbito universitário, possíveis alternativas para se enfrentar a questão do letramento acadêmico.

Abstract

This research focuses on discussing literacy in perspective and in higher education, and university professor as protagonist of literacy practices in the classroom. The research is based on a cultural historical perspective of human development that sees the process of developing knowledge as a social practice, involving a relationship between subject and object of knowledge mediated by another subject. This research examines the literacy practices of a university professor, more specifically, we ask: what contributions academics have offered initial training of future teachers of the early years of basic education, with regard to the practices of literacy in the classroom? The research involved a classroom teaching and two teachers at a public university of Minas Gerais. The main reference of analysis was the observation made in class about the work of these teachers involving social practices of reading and writing, as well as their perceptions regarding the phenomenon of literacy in the university. The research aimed to analyze how the professor creates conditions for developing academic literacy; understand how the participating teachers dealt with their own doings in the classroom in the aspect of literacy practices of students; understand the ways of interventions that can make university professor with their literacy practices in educational area. Observed the need to expand and support this argument with the theoretical contributions of Bakhtin (2003), Soares (2005), Kleiman (1995); Marcuschi (2008), besides the authors argue that teacher training in order to reflect on the participation of educational spaces, especially the university area, in the construction of literacy. The data analysis, observations and interviews indicated that teachers, in their practices within the classroom, made interventions that might contribute to the development of literacy of the students more effectively, but also falls as the professor has his practices isolated and lonely. And as a consequence, the development of literacy appears, but as a process still very slow. Yet the results of analysis gives clues to how necessary it is done working and discussing in the university, possible alternatives for addressing the issue of academic literacies.