Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

EDUCAÇÃO CTS: APLICAÇÃO DA WEBQUEST/HIDROQUEST NA IDENTIFICAÇÃO DE ARGUMENTOS SOBRE O CASO DA USINA HIDRELÉTRICA SERRA DO FACÃO/GO

Orientador

MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMAZELLO

Autor

ELÂNIA MARIA MARQUES BERGAMASCHI

Palavra chave

Ciência, Tecnologia e Sociedade; Temas Controversos; Tecnologias da Informação

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

20/06/2011

Nº Downloads

943

Resumo

A crescente evolução da ciência e da tecnologia tem provocado grandes mudanças no meio ambiente, principalmente nas relações e modos de vida da humanidade, trazendo novos desafios para a área educacional. A partir de um tema controverso – a construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Serra do Facão/GO – o objetivo da pesquisa foi conhecer e analisar as características da argumentação de estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão (UFG/CAC) frente à construção da UHE Serra do Facão/GO, quando a eles foram oferecidas opiniões sobre as vantagens e desvantagens da implantação deste artefato tecnológico, através de uma atividade didático-pedagógica, o site – WebQuest/HidroQuest, construído especialmente para esse trabalho. As suas posições foram analisadas com base no padrão de argumentação de Toulmin (2001), identificando-se os valores empregados pelos alunos em relação às questões socioambientais provocadas pela instalação dessa usina. A proposta didática – o site WebQuest/HidroQuest – permitiu que os alunos analisassem criticamente a implantação da usina ao mesmo tempo em que refletiam sobre questões relacionadas à Ciência,Tecnologia e Sociedade (CTS). No entanto, a linguagem utilizada pelos alunos é muito pessoal e intuitiva e as razões apresentadas por eles têm finalidades persuasivas e especulativas. Em geral, não se observa uma linguagem mais formal, que possa ser considerada uma argumentação científica. Os resultados mostram que é necessário promover a capacidade dos alunos em argumentar cientificamente, uma vez que foram observadas dificuldades dos discentes em desenvolver seus pontos de vista e tomar decisões que requeiram julgamentos com base na ciência.

Abstract

The increasing evolution of science and technology has provoked great changes in the environment, mainly in relationships and ways of life of the humanity, bringing new challenges for the educational area. From a controversial subject – the construction of the Hydropower Plant (HPP) Serra do Facão / GO – the goal of the research was to know and analyze the characteristics of the argues of the students in several courses of the Federal University of Goiás / Campus Catalão (UFG/CAC) towards the construction of the HPP Serra do Facão/GO when opinions of the implementation of this technological artifact on the advantages and disadvantages through a didactic-pedagogical activity were offered to them, the site – WebQuest/HidroQuest, built specially for this work. Their views were analyzed based in the pattern of arguments of Toulmin (2001), identifying the values used by the students in relation to the socio-environmental issues provoked by the installation of this plant. The didactic propose – the site HidroQuest – allowed the students to critically analyze the implementation of the plant at the same time that they considered issues related to Science, Technology and Society (STS). However, the language used by the students is very personal and intuitive and the reasons presented by them have persuasive and speculative objectives. In general, it is not observed a more formal language, which could be considered a scientific argumentation. The results show that it is necessary to promote the capacity of the students in arguing scientifically, once that it was observed difficulty of the teachers in developing their points of view and making decisions that require judgments based in science.