Visualização do documento
Título
ATACADO E ATACAREJO COMO OPÇÃO DE COMPRA DE CLIENTES DE DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS
Orientador
Antonio Carlos Giuliani
Autor
HUANG WEN HSIEN
Palavra chave
Marketing e estratégia, Varejo, Canais de marketing, Comportamento do cliente...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
01/06/2011
Nº Downloads
961
Resumo
Este trabalho estuda o tema Canais de Marketing, tendo como objetivo principal a avaliação dos fatores que influenciam no processo decisório de compra dos clientes de empresas do setor de produtos alimentícios de Piracicaba e região, e que os levam a migrarem suas compras do atacado/distribuidor tradicional para o “atacarejo”. O estudo corrobora com a atualização dos conceitos de canais de marketing e comportamento de compra do cliente. A pesquisa foi desenvolvida na empresa Distribuidora J.P. de produtos alimentícios, o que permitiu uma análise referente às ações adotadas pela empresa, bem como apontou possíveis estratégias para assegurar seu crescimento no mercado de produtos alimentícios. A oportunidade em desenvolver a pesquisa foi decorrente do perfil do curso de mestrado profissional que permite formar um pesquisador e/ou profissional, que no mundo externo à academia, saiba utilizar a pesquisa de modo a agregar valores a suas atividades de interesse profissional ou docente. Com base em um estudo exploratório, e com o auxilio de análises quantitativas, concentrou-se o estudo na empresa Distribuidora J.P. de produtos alimentícios. Os resultados revelam como oportunidades para a Distribuidora J.P. Quanto aos clientes localizados em outras cidades, que correspondem a 10,87%, nenhum compra do atacarejo. Uma vez que nestas cidades o atacarejo ainda não se instalou, o mercado ainda não é tão competitivo, sendo, então, uma oportunidade a ser explorada, ou seja, investir nos clientes das outras cidades, ou até mesmo deixar os clientes em Piracicaba, que não fornecem lucratividade para a empresa, e aumentar a participação do mercado das cidades da região.
Abstract
This dissertation studies the subject Marketing Channels, with the main objective of evaluating the factors that can influence the purchase decision process with respect to food companies' costumers in Piracicaba region, which lead them to migrate its purchases from the traditional wholesale/distributor to the "atacarejo". The study confirms update, marketing channels concept and customer purchasing behavior. The study was developed in the J.P. Food Distributor, which allowed an analysis regarding to the actions adopted by the company and pointed to possible strategies to assure growth in the market of food products. The opportunity to develop this research resulted from the Professional Master Program profile that allows to build a researcher/professional, which in the world outside of the University, could utilize the research to add value in their professional activities be it in the university or in a private company. Based on an exploratory study, with the support of quantitative analysis, the study focused on the company JP Food Product's distributor, revealing the results as an opportunity for improvement for this company. Relating to the customers located in other cities, around 10.87%, it was found that none of them purchase in atacarejos, given the absence of such trade installed in these cities, besides the fact of the market is still not as competitive. So, this is an opportunity to be exploited, or invest in customers from other cities or even let customers from Piracicaba City who are not giving profitability to the company, and increase market share from other cities.