Visualização do documento
Título
EDUCAÇÃO E CULTURA: A APRENDIZAGEM DE SER VILA DE SÃO PAULO DO CAMPO (1563-1655)
Orientador
JOSE MARIA DE PAIVA
Autor
WAGNER MONTANHINI
Palavra chave
IMPÉRIO PORTUGUÊS, EDUCAÇÃO, CULTURA, APRENDIZAGEM, SÃO PAULO
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
23/02/2006
Nº Downloads
1999
Resumo
Educação e cultura: a aprendizagem de ser – vila de São Paulo do Campo (1563-1655) é um estudo voltado para a historia da formação da então Vila de São Paulo do Campo, e tem como questão principal a formação de uma cultura, atento às qualidades de cada ator social, às suas relações e comportamentos num contexto histórico único, observando a formação de redes de significados e de estruturas sociais, bem como a transferência do saber-ser de uma geração a outra. Procuramos descrever um mundo histórico vivo, refletindo a alma de um povo. Em nosso caso, temos o testemunho, via registros oficiais, que os vereadores da Câmara da Vila de São Paulo do Campo nos deixaram. A partir deles, vamos tentar esclarecer e mostrar como era a vida nos séculos XVI e XVII, ou seja, a visão de mundo e as condições reais desse mundo. Observamos os atos cotidianos das pessoas que ali estavam, pensando em sua nova situação. Tais pessoas, sem deixar todo o conhecimento acumulado desde a infância, se vêem agora inseridas em condições diferentes, o que as obriga a inventar um novo modo de ser. Para dar conta desta problemática, a tese está estruturada em duas partes: na primeira, descrevemos os traços marcantes da cultura portuguesa na era do quinhentos e, na segunda parte, o cotidiano na vila de São Paulo do Campo. O período em estudo compreende desde as primeiras notas feitas em Atas da Câmara na Vila de São Paulo (1563) até a expulsão e saída dos jesuítas (1655).
Abstract
Education and culture: the learning of how to be - village of São Paulo do Campo (1563-1655) is a study about the history of the formation of this small town. Its main subject is the formation of a culture, paying attention to the relationships and behaviors of its habitants in this unique historic context. We described an alive historic world as well the people’s soul. For this we based ourselves on official documents. From them, we try to show how was the life in the XVI and XVII centuries, that is, the way the people lived their lives. Those people lived in different conditions they were accustomed. So they had to learn how to survive in a new world. This thesis has two parts. In the first part we described the Portuguese culture in the XVI century, and in the second one we talked about the people’s life in the village of São Paulo do Campo, that is, the period in focus goes from 1563 to 1655.