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Título
Relação entre as oportunidades de estimulação motora presentes no
ambiente domiciliar e a condição socioeconômica da família
Orientador
Denise Castilho Cabrera Santos
Autor
Teresa Carmelita Barbosa Freitas
Palavra chave
Desenvolvimento infantil. Lactente. Nível socioeconômico.
Grupo CNPQ
Programa
MS - FISIOTERAPIA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
28/02/2011
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1180
Resumo
O nível socioeconômico e a estimulação propiciada pelo ambiente familiar
são temas de grande interesse no que tange a sua relação com o bem-estar
infantil, incluindo o desenvolvimento motor. Crianças inseridas em situações de pobreza estão mais expostas a fatores de risco e vulnerabilidade que podem trazer efeitos negativos para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Da mesma forma a qualidade do ambiente domiciliar nos primeiros anos de vida é um indicador crítico do desenvolvimento na infância, podendo ser
utilizado como medida indireta deste. Embora esses dois indicadores (condição socioeconômica e ambiente domiciliar) sejam críticos para os resultados do desenvolvimento na infância e na vida adulta, pouco se conhece de sua interrelação ou, mais especificamente, sobre a influência da condição socioeconômica em aspectos específicos do ambiente domiciliar. Desta forma o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre as oportunidades de estimulação motora presentes no ambiente familiar e o nível socioeconômico de famílias de lactentes
com idade entre três e 18 meses. Para isso foi realizado um estudo exploratório e transversal no qual participaram 300 famílias e seus filhos com idade entre três e 18 meses. Para avaliar a condição socioeconômica das famílias foram considerados três indicadores: escolaridade paterna e materna, renda familiar mensal e a classificação econômica da família avaliada por meio do questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, critério Brasil 2008. Para avaliar as oportunidades de estimulação motora presentes no ambiente familiar foi utilizado o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development - Infant Scale (AHEMD-IS). Trata-se de questionário passível de auto-administração direcionado aos pais de crianças com idade entre três e 18 meses, composto pelas dimensões espaço físico interno e externo, atividades diárias e brinquedos e materiais existentes na residência. Para testar a normalidade e homocedasticidade dos dados foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk e de Levene. Para a comparação de mais de dois grupos independentes foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis seguido do teste Dunn (quando apropriado). Adotado o nível de significância de 5%. Os resultados indicaram que o espaço físico da residência foi influenciado pelos indicadores condição econômica (p<0,001) e renda familiar (p=0,0025). A dimensão atividades diárias vivenciadas pelos lactentes não foi influenciada por nenhum dos
indicadores socioeconômicos estudados. A dimensão brinquedos foi influenciada tanto pela condição econômica da família (p<0,001) quanto pela escolaridade paterna (p<0,001) e materna (p<0,001).Concluímos que de maneira geral as oportunidades de estimulação motora presentes no ambiente domiciliar de lactentes são influenciadas pela condição socioeconômica da família. Aspectos do ambiente domiciliar como o espaço físico e a disponibilidade de brinquedos dependem fortemente da condição socioeconômica da família, enquanto as atividades diárias, que são oportunidades que dependem essencialmente dos pais não diferem em função dos indicadores socioeconômicos.
Abstract
The socioeconomic level and stimulation provided by the family environment are topics of great interest as to their relation with the children welfare, including the motor development. Children living in poor environments are more exposed to risk and vulnerability factors, which can bring negative effects to their physical, cognitive and psychosocial development. Likewise, the quality of the home environment in the first years of life is like a critical indicator of the infantile
development, and can be used as an indirect measurement tool of this
development. Although these two indicators (socioeconomic status and home environment) are critical to the results of the development of people in their child and adult phases of life, little is known about their relationship or, being more specific, about the influence of the socioeconomic status over specific aspects of the home environment. Therefore, the purpose of this study is to analyze the relation between the opportunities of motor stimulation found in the home environment with the socioeconomic level of the families that have infants aged
between 3 and 18 months. For this purpose, exploratory and transverse study was made, with the participation of 300 families, with their children aged from 3 to 18 months. To make the evaluation of the socioeconomic status of these families, three indicators were taken into account: father’s and mother’s education levels, monthly family income and economic classification of the family, evaluated by means of a questionnaire from the Brazilian Research Companies Association,
criterion Brazil 2008. To evaluate the motor stimulation opportunities found in the family environment, the questionnaire Affordances in the Home Environment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS) was used. This questionnaire is self-administered directed to parents of children with ages between three and 18 months, composed by the dimensions of internal and external physical space, daily activities and toys and materials that exists inside the house. To test the
normality and homocedaticity of the data, the Shapiro-Wilk and Levene tests were used. To compare more than two independent groups, the Kruskal-Wallis test was used, followed by the Dunn test (when required). The relevance level of 5% was adopted. The results indicated that the physical space of the home was influenced by the indicators economic status (p<0,001) and family income (p=0,0025). Also, it was possible to observe that the dimension of the children’s daily activities was not influenced by any of the socioeconomic indicators under study. The toys dimension was influenced both by the family economic status (p<0,001) and the father’s (p<0,001) and mother’s (p<0,001) education levels. Considering that the total score of the AHEMD-IS is the result of the sum of the dimensions of the
physical space, daily activities and tools, it was observed the influence of the socioeconomic indicators over it (p<0,001). We can conclude that, in general, the opportunities of motor stimulation found in the home environment of infants are influenced by the socioeconomic conditions of the family. Home environment aspects like physical space and availability of toys depend strongly on the family’s socioeconomic conditions, whilst daily activities, which are opportunities that
depend essentially on parents, don’t differ based on socioeconomic indicators.