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Título
AS FUNÇÕES EXERCIDAS PELOS GESTORES DE ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS: UMA PROPOSTA DE AÇÃO.
Orientador
Valéria Rueda Elias Spers
Autor
SELENE PREVIATO SACADURA
Palavra chave
Terceiro Setor. Organizações Não-Governamentais. Funções do gestor.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
03/12/2010
Nº Downloads
2904
Resumo
Este estudo se propõe a identificar as funções dos gestores das Organizações Não-Governamentais (ONGs) e sugerir como eles podem criar um ambiente propício para a sua profissionalização e a dos colaboradores e voluntários, possibilitando a elaboração de proposta de ação. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem descritivo-exploratória. O estudo compreendeu três etapas: pesquisa exploratória, entrevistas em profundidade e estudo multicasos para elaboração e proposição de ações das ONGs pesquisadas, de modo a dotá-las de estratégias e diretrizes capazes de contribuir substancialmente para a sua gestão e no alcance da sua missão. A análise da pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que este trabalho aborda questões de difícil mensuração quantitativa. Os resultados obtidos indicam a falta de profissionalização das Organizações Não-Governamentais, devido, principalmente, à carência de recursos financeiros. Apresentou-se o estabelecimento de redes, parcerias ou alianças com outras ONGs, empresas, universidades, dentre outras organizações, como um dos caminhos para o alcance da profissionalização dessas instituições. Por outro lado, as funções essenciais dos gestores das ONGs pesquisadas requerem adaptação dos instrumentos de gestão, extraindo melhorias e conhecimentos no contato com o Segundo Setor, para o atendimento das necessidades, da missão, dos valores, demandas e do ambiente específico das ONGs, transcendendo a questão instrumental, exercitando a racionalidade substantiva inerente ao seu universo. Propõe-se que os gestores exerçam a função de agentes de mudanças, de comunicadores, de empreendedores, captadores de parcerias, construtores de relacionamentos sociais, negociadores políticos, líderes motivadores, e, simultaneamente, não percam o foco na obtenção dos objetivos sociais e substantivos da realidade organizacional onde estão inseridos.
Abstract
The study aims to identify the managers‘ roles in Nongovernmental Organizations (NGOs) and how they can create a favorable atmosphere for institution, employees and volunteer‘s professionalization, allowing to prepare a proposal of action. The survey was conducted through descriptive and exploratory. The study involved three stages: research, exploratory interviews and multicases analysis to elaborate and propose actions of the NGOs surveyed, in order to provide them with guideliness and strategies which can strongly contribute to its management and range of its mission. The research analysis is qualitative in nature, since this study addresses issues that are difficult to measure in quantity. The results indicate deficit of professionalization in Nongovernmental Organizations, mainly due to lacking of financial resources. The set of networks, partnerships or alliances with other NGOs, companies, universities, among other organizations, showed one of the ways to reach the professionalization of these institutions. Moreover, the essential functions of NGOs managers surveyed, require management tools adaptation, drawing out improvements, knowledge in contact to the Second Sector, attending necessities about mission, values, demand and specific atmosphere of NGOs transcending important questions, exercising substantive rationality inherent in this universe. We propose that managers exercise the function of agent in the changes, communicators, entrepreneurs, seekers of partnerships, builders of social relationships, political negotiators, leaders-motivators, and simultaneously they don‘t lose the focus on social objectives achievement and substantive of organizational reality where they‘re set in.
Key