Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Estudo do relacionamento entre Práticas de Gestão e Desempenho da Cadeia de Suprimentos sob a perspectiva de Prestadores de Serviço Logístico

Orientador

Sílvio R. I. Pires

Autor

Angel Henrique Rodrigues de Souza

Palavra chave

Prestadores de Serviço Logístico, Medição de Desempenho e Gestão da Cadeia de...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

04/03/2011

Nº Downloads

3122

Resumo

Alguns estudos recentes apontam a necessidade do desenvolvimento de metodologias para medir a contribuição dos Prestadores de Serviço Logístico (PSL) para o desempenho da cadeia de suprimentos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar se na percepção dos gestores dos Prestadores de Serviço Logístico, as práticas de Gestão da Cadeia de Suprimentos têm influenciado o desempenho da cadeia em que atuam. O método de pesquisa adotado foi o de pesquisa descritiva exploratória, tendo dois instrumentos para coleta de dados. O primeiro baseou-se na aplicação de um questionário estruturado abrangendo três constructos: (1) Compartilhamento de Informações e Gestão Colaborativa, (2) Parcerias e (3) Integração Logística. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um estudo de caso junto a sete clientes, prestadores de serviço logístico, de uma grande montadora de caminhões. As práticas relacionadas nesses três constructos foram analisadas em relação a quatro critérios de desempenho: (1) redução dos custos logísticos, (2) aumento do suporte ao cliente, (3) redução dos tempos ao longo da cadeia e (4) valor na percepção do cliente. No segundo instrumento, os resultados foram comparados ao de um estudo de caso mais aprofundado, decorrente de uma visita in loco a uma das empresas pesquisadas, com o objetivo de confrontar os dados coletados via questionário e obter uma análise mais qualitativa. Ao término do trabalho, podese afirmar que a questão de pesquisa foi confirmada no contexto da amostra pesquisada, uma vez que, na percepção dos gestores de PSL estudados, a adoção das práticas influencia o desempenho da cadeia. A pesquisa proporcionou também a confirmação dos objetivos secundários, já que é possível afirmar que na percepção dos gestores, a adoção das práticas agrupadas nos constructos, compartilhamento de informações e gestão colaborativa, parcerias e integração logística colaboram para a redução dos custos logísticos, o aumento do suporte ao cliente, a redução dos tempos ao longo da cadeia e para o aumento do valor percebido pelo cliente.

Abstract

Some recent studies indicate the need to develop methodologies to measure the contribution of Logistic Service Providers (LSP) for the performance of the supply chain. This study aims to assess whether, in the perception of the Logistic Service Providers managers, the practices of Supply Chain Management have influenced the performance of the supply chain in which they operate. The research method adopted was the descriptive exploratory, with the data collection conducted by a structured questionnaire which covered three constructs: (1) Information Sharing and Collaborative Management, (2) Partnerships and (3) Logistics Integration. The field research was conducted together seven customers of a large trucks company. Furthermore, related practices in these three constructs were analyzed in relation to four performance criteria: (1) reduction of logistics costs, (2) increase in customer support, (3) reduction of time along the supply chain and (4) customer value perception. The results were compared to an interview within one of the companies studied, with the aim of comparing the data collected by questionnaire and obtain a more qualitative analysis of the results. Therefore, it can be said that the research question was confirmed in the surveyed sample, since in the perception of the LSP managers, the adoption of the practices influence the supply chain performance. The study also provided confirmation of the secondary objectives, since it is possible to say that the perception of managers to adopt the practices listed under the constructs of information sharing and collaborative management, partnerships and logistics integration collaborate to reduce logistics costs, increasing customer support, reducing the time along the supply chain and to increase the perceived customer value.